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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Jorge, Gláucia Maria dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Mill, Daniel Ribeiro Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:51:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:51:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19211 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025815 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo de transformação da criança e da família em mercadorias típicas da cultura digital. Analisamos aspectos do canal do YouTube “Brancoala” para refletir sobre a transformação da instituição familiar e do ser criança (infância) em mercadoria. Apoiamos a reflexão em Bauman (2001, 2007, 2008) e Bourdieu (1983), entre outros autores. Como resultado do estudo, observamos que há crianças que estão regularmente presentes nas redes sociais e que elas podem ser consumidoras, como também mercadorias. Elas têm suas vidas expostas desde a gestação, sendo negado a elas o direito de preservar a sua intimidade e até o seu direito ao esquecimento. Seja como usuárias, como produtoras de conteúdo para as redes sociais ou como mercadoria (objeto de consumo), entendemos que essas crianças merecem a atenção de suas famílias e da escola, como instituições ou agências privilegiadas de formação. O cuidado com o processo educacional dessas crianças tem se mostrado bastante delicado e complexo, especialmente quando consideramos a natureza da sociedade contemporânea da perspectiva dos tempos líquidos, propostos por Zygmunt Bauman. Este é o mote das reflexões propostas neste texto. | - |
Descrição: dc.description | This article presents a reflection on the process of transforming the child and the family into typical commodities of digital culture. We analyzed aspects of the YouTube channel “Brancoala” to reflect on the transformation of the family institution and the child (childhood) into merchandise. We support the reflection in Bauman (2001, 2007, 2008) and Bourdieu (1983), among other authors. As a result of the study, we observed that there are children who are regularly present on social networks and they can be consumers and also goods. They have their lives exposed since pregnancy, being denied the right to preserve their intimacy and even their right to oblivion. Whether as users, as producers of content for social networks or as merchandise (object of consumption), we understand that these children deserve the attention of their families and the school, as privileged training institutions or agencies. The care with the educational process of these children has proved to be very delicate and complex, especially when we consider the nature of contemporary society in the perspective of liquid times, proposed by Zygmunt Bauman. This is the motto of the reflections proposed in this text. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados no periódico Revista Educa Online estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Educa Online <https://revistaeducaonline.eba.ufrj.br/sobre-a-revista/about-the-journal>. Acesso em: 13 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | YouTube | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consumo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tempos líquidos | - |
Título: dc.title | Quando crianças e famílias viram mercadorias : reflexões sobre a educação em tempos líquidos. | - |
Título: dc.title | When children and families become commodities : reflections on education in liquid times. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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