Booktubers, instagramers ou produtores de conteúdo literário na internet? : impactos em leitores contemporâneos.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMachado, Rodrigo Corrêa Martins-
Autor(es): dc.contributorMachado, Rodrigo Corrêa Martins-
Autor(es): dc.contributorSoares, Ivanete Bernardino-
Autor(es): dc.contributorAmorim, Marcel Álvaro de-
Autor(es): dc.creatorPerricone, Ana Carolina Rosario-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:51:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:51:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19344-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025810-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA leitura literária – seja ela situada no ambiente educacional ou familiar – é uma atividade existente na trajetória de uma considerável parte de indivíduos, ainda que, com o passar dos anos, não se transforme em um hábito. Falar sobre livros e leitores é compreender que há um movimento constante capaz de fornecer novas perspectivas acerca do assunto. Desta maneira, cresce a necessidade de estudos que avaliem o comportamento do leitor contemporâneo e dos novos espaços de compartilhar acepções sobre livros, tais como os Clubes de Leitura virtuais, canais do Youtube, perfis do Instagram, grupos de WhatsApp e Telegram. Levando em consideração as diferentes formas de se relacionar com o objeto livro na contemporaneidade, esta pesquisa teve como objetivo coletar, por meio de questionário, informações fornecidas por leitores contemporâneos consumidores de conteúdo literário na internet a fim de analisar os possíveis impactos em seus hábitos de leitura. Parte dos dados coletados foram discutidos de forma qualitativa e sistematizados sob a perspectiva da análise de conteúdo. Identificamos que no campo da leitura ocorrem atitudes similares ao encontrado em outros contextos: a presença da impaciência e o anseio por informações que podem ser consumidas de forma mais rápida - com resenhas em textos curtos ou vídeos de menos de dez minutos além do reconhecimento de atos de consumo de livros que não são lidos. Para embasar nosso texto foram utilizadas as colaborações de autores com Alberto Manguel, Arnaldo Cortina, bell hooks, Paulo Freire, entre outros.-
Descrição: dc.descriptionLiterary reading – be it in the educational or familiar environment – is an activity in the trajectory of a considerable subset of individuals, even if it does not become a habit over the years. Communicating about books and readers means comprehending that there is a constant drive to provide perspectives about this subject. Therefore, there is a growing need for studies that evaluate contemporary reader behavior and novel sharing spaces for their understanding of books, like virtual Book Clubs, Youtube channels, Instagram profiles, Whatsapp and Telegram groups. Taking into account the distinct ways of relating to books in the contemporary setting, this research aimed to collect, via the use of questionnaires, data on contemporary readers who are consumers of literary content on the Internet in order to analyze its impact on reading habits. A subset of the collected data was discussed qualitatively and systematized via the perspective of content analysis. We identified that there are similar attitudes to other fields in the online reading environment: the presence of impatience and the longing for information that can be consumed quickly – with reviews in short papers or videos with less than ten minutes, in addition to habits of purchasing books that will not be read. Our text references authors-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/12/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectLivros e leitura-
Palavras-chave: dc.subjectClubes de livros-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura - Internet-
Palavras-chave: dc.subjectConteúdo gerado pelo usuário-
Título: dc.titleBooktubers, instagramers ou produtores de conteúdo literário na internet? : impactos em leitores contemporâneos.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.