Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | França, Bruna Carvalho Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Taciana de Figueiredo | - |
Autor(es): dc.creator | Toledo Júnior, Antonio Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Nathan Mendes | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Rosa Malena Delbone de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:51:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:51:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6652 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e00862014 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025791 | - |
Descrição: dc.description | Diante do desafio de formar médicos para o século XXI, em que se pretende uma abordagem integral da pessoa, incluindo seus sentimentos e o contexto que a cerca, este trabalho teve como objetivo validar, para a realidade de uma cidade brasileira, um modelo de registro de atendimento clínico centrado na pessoa, com base numa proposta reconhecida internacionalmente. O documento resultante representa um instrumento que poderá facilitar o aprendizado e a adesão do estudante de Medicina ao método clínico centrado na pessoa, por se tratar de uma sistematização do roteiro para o registro da consulta médica, guiando a entrevista no formato centrado na pessoa. Os autores acreditam que a utilização deste roteiro de registro contribuirá de forma relevante para que os estudantes de Medicina, iniciantes no ofício e mais dependentes de guias de registro, desenvolvam de forma plena, em cenários simulados e reais, as habilidades necessárias ao atendi¬mento clínico centrado na pessoa. | - |
Descrição: dc.description | Given the challenge of preparing doctors for the 21st century, striving for a comprehensive approach to the patient, her feelings, background and situation, the aim of this study was to validate a patient¬-centered care recording model, in view of the reality of a Brazilian city. Following a literature review, Donnelly’s model was selected and the validation was performed according to Malhotra’s method. The resulting recording model represents an instrument that intends to contribute toward improving health care in Brazil and, therefore, enhancing the clinical outcome of the person under care. This could help the learning process and students’ adherence to the patient-centered clinical method due to the documents which clarify and organize the framework for registering the medical appointment and guide the interview towards a patient-centered format. Since medical students and beginner physicians usually depend on recording guides, the authors believe that the use of this recording guide will contribute greatly to the full development of new professionals and their essential skills in patient-centered medical care. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Todo o conteúdo do periódico Revista Brasileira de Educação Médica, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Brasileira de Educação Médica <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-5502&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 ago. 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos de validação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Registro médico coordenado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência centrada no paciente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação médica | - |
Título: dc.title | Validação de instrumento de registro do atendimento clínico centrado na pessoa. | - |
Título: dc.title | Validation of a patient - centered instrument of medical appointment recording. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: