Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Rosana Areal de | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Raphael Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:51:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:51:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-02-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9554 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.28147 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025781 | - |
Descrição: dc.description | Tendo como premissa a intencionalidade da produção historiográfica, articulada à condição científica aplicada à educação pelos signatários do Manifesto de 1932, buscamos apontar elementos para melhor compreender a publicação dos livros de Primitivo Moacyr no complexo cenário das décadas de 30 e 40 do século XX no Brasil. Sob os auspícios do modus operandi do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, Moacyr produziu uma história da educação divulgada em congressos históricos e publicada pela Companhia Editora Nacional. Em seguida, vinculou-se como pesquisador colaborador ao Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP, publicando vários volumes pela Imprensa Oficial, alcançando a chancela pública. Para intervir, reformar ou revolucionar a educação brasileira, era preciso conhecer as ações já impetradas e recolher, sistematicamente, as experiências educacionais. Esta foi a meta perseguida com a criação do INEP, para a qual a contribuição de Moacyr foi lapidar. Concluímos que Moacyr inaugurou uma escrita da história da educação brasileira com as pesquisas arquivísticas. | - |
Descrição: dc.description | Topics for a better understanding of the publications of Primitivo Moacyr´s books in the complex scenario of the 1930s and 1940s in Brazil are analyzed. They are foregrounded on the intentionality of historical production and the scientific status applied to education by the signatories of the 1932 Manifesto. Under the aegis of the modus operandi of the Brazilian Historical and Geographical Institute (IHGB), Moacyr produced a history of education disseminated in historical congresses and published by the Companhia Editora Nacional. Further, he became a researcher for the National Institute of Pedagogical Studies (INEP) and several books were published by the government press. In fact, he achieved national acknowledgement. INEP´s aimed at acknowledging and systematically retrieving educational experiences to intervene in, reform or revolutionize Brazilian education, to which Moacyr´s contributions were highly relevant. Results show that Moacyr started a type of History of Brazilian Education retrieved from archive research. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Acta Scientiarum. Education permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/159>. Acesso em: 11 mar. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instrução pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historiografia educacional | - |
Título: dc.title | Primitivo Moacyr e a produção historiográfica : entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: