Pilotando a experiência : o mapeamento das competências baseado na análise da atividade do Projeto BAJA.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Rodrigo Augusto dos-
Autor(es): dc.creatorRocha, Raoni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:51:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:51:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15636-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.4000/laboreal.16031-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025775-
Descrição: dc.descriptionEste estudo teve por objetivo mapear o conhecimento tácito de integrantes de uma equipe universitária de construção de um veículo fora de estrada, conhecido como BAJA, para identificar as carências de uma equipe com grande rotatividade entre seus membros e propor alternativas para a retenção do conhecimento. Buscou-se conhecer a atividade de trabalho dos membros por meio de observações da atividade real e entrevistas. Em seguida, foram realizados workshops com o intuito de efetuar um mapeamento da experiência dos seus participantes e de definir as carências em termos de competência, em cada um dos setores do projeto. Os resultados mostram que a compreensão e o mapeamento do conhecimento tácito permitiram identificar as principais necessidades de qualificação no projeto e criar perspectivas de contratação específicas. Ao mesmo tempo, esta pesquisa mostra a necessidade de articulação entre os conceitos de competência oriundos da Ergonomia da Atividade e da Gestão do Conhecimento Tácito.-
Descrição: dc.descriptionEste estudio tuvo como objetivo mapear el conocimiento tácito de los miembros de un equipo universitario de construcción de un vehículo todoterreno, conocido como BAJA, para identificar las necesidades de un equipo con alta rotación entre sus miembros y proponer alternativas para La retención del conocimiento. Buscamos conocer la actividad laboral de los miembros a través de observaciones de la actividad real y entrevistas. Luego se realizaron talleres para mapear la experiencia de sus participantes y definir la escasez de habilidades en cada uno de los sectores del proyecto. Los resultados muestran que la comprensión y el mapeo del conocimiento tácito permitieron identificar las principales necesidades de calificación en el proyecto y crear perspectivas específicas de contratación. Al mismo tiempo, esta investigación muestra la necesidad de articulación entre los conceptos de competencia de Activity Ergonomics y Tacit Knowledge Management.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectErgonomia-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do conhecimento tácito-
Palavras-chave: dc.subjectMix de similaridade-
Título: dc.titlePilotando a experiência : o mapeamento das competências baseado na análise da atividade do Projeto BAJA.-
Título: dc.titlePilotando a experiência : o mapeamento das competências baseado na análise da atividade do Projeto BAJA.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.