Arena conta e canta Zumbi e Tiradentes : estudo de um sistema de encenação.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNosella, Berilo Luigi Deiró-
Autor(es): dc.contributorMoreira, Carina Maria Guimarães-
Autor(es): dc.contributorValença, Ernesto Gomes-
Autor(es): dc.creatorSilva, Nieve Matos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:51:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:51:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-10-03-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7009-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025769-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa traça os caminhos de encenação percorridos pelo Teatro de Arena de São Paulo em busca dos rastros estéticos que influenciaram a criação do Sistema Coringa, formulado por Augusto Boal e base para a posterior proposição do Teatro do Oprimido. Para tal, se realizou a análise dos musicais Arena conta Zumbi (1965) e Arena conta Tiradentes (1967), escritos em dupla autoria por Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, no núcleo do Teatro de Arena - logo após a implementação do Regime Militar no Brasil. O desenvolvimento deste estudo se realizou sob o prisma dos códigos estéticos dos textos e dos dispositivos cênicos utilizados nos referidos musicais e nas dramaturgias de Arena conta Bolívar (1969) e Torquemada (1971), escritas por Augusto Boal.-
Descrição: dc.descriptionThis study traces the paths of staging taken by Teatro de Arena of São Paulo, seeking out esthetic traces that influenced the creation of the Coringa System, formulated by Augusto Boal and that was basis for the subsequent proposition of the Theatre of the Oppressed. In this sense, was held an analysis of the musicals Arena conta Zumbi (1965) and Arena conta Tiradentes (1967), written in dual authorship by Augusto Boal and Gianfrancesco Guarnieri – the core of the Arena Theatre – right after the implementation of the military regime in Brazil. The development of this study was conducted from the perspective of the aesthetic codes of the texts and the scenic devices used in said musicals and in the dramaturgies Arena conta Bolívar (1969) and Torquemada (1971), both written by Augusto Boal.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/08/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro de arena-
Palavras-chave: dc.subjectAugusto Boal-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro político brasileiro-
Título: dc.titleArena conta e canta Zumbi e Tiradentes : estudo de um sistema de encenação.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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