Narrativas no ensino de ciências : histórias de atingidos pelo crime socioambiental da Samarco.

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Autor(es): dc.creatorMarcos, Regiane Teixeira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Fábio Augusto Rodrigues e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:51:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:51:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18779-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025749-
Descrição: dc.descriptionEste artigo se propôs a investigar o processo de ensino e aprendizagem em aulas de Ciências, através da realização de uma oficina de produção de narrativas sobre as memórias de adolescentes da comunidade de Bento Rodrigues. Os participantes deste estudo são alunos do Ensino Fundamental que foram residentes da área afetada pelo desastre decorrente do rompimento da Barragem de Fundão, um evento socioambiental que ocorreu em novembro de 2015 e que os forçou a se distanciar de sua terra natal. A produção das narrativas dos estudantes foi embasada nos conceitos das bionarrativas sociais. Na análise dos dados, utilizamos os princípios da teoria Ator- rede, que destaca as conexões entre diversos elementos humanos e não-humanos, permitindo-nos compreender a aprendizagem como resultado de redes sociotécnicas, influenciada por diversas interações. Observamos que a oficina de criação de narrativas promoveu a produção de textos únicos, impregnados de memórias, experiências e emoções que oferecem um vislumbre do impacto do desastre da Samarco na vida dos afetados.-
Descrição: dc.descriptionThis article aimed to analyze the teaching and learning process developed in Science classes through a workshop on producing narratives about the memories of adolescents from the Bento Rodrigues community. The subjects of this research are elementary school students who were residents of the area affected by the rupture of the Fundão Dam, a socio-environmental crime that occurred in November 2015, and who currently live far from their territory. To produce the students' narratives, we drew upon the concepts of social bio-narratives. In the data analysis, we sought to employ the principles of Actor-Network Theory, which emphasize the connections between various humans and non-humans, allowing us to understand learning as the outcome of sociotechnical networks, influenced by various interactions. It is evident that the workshop for narrative creation facilitated the production of unique texts marked by memories, experiences, and emotions that provide insight into the impact of the Samarco disaster on the lives of those affected.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/8459>. Acesso em: 15 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria ator-rede-
Palavras-chave: dc.subjectBionarrativas sociais-
Palavras-chave: dc.subjectBento Rodrigues-
Palavras-chave: dc.subjectMineração-
Título: dc.titleNarrativas no ensino de ciências : histórias de atingidos pelo crime socioambiental da Samarco.-
Título: dc.titleNarratives in science teaching : stories of people affectec by Samarco’s social and environmental crime.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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