Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Malta, Deborah Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Crizian Saar | - |
Autor(es): dc.creator | Szwarcwald, Célia Landmann | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Marilisa Berti de Azevedo | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Alanna Gomes da | - |
Autor(es): dc.creator | Prates, Elton Junio Sady | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Ísis Eloah | - |
Autor(es): dc.creator | Souza Júnior, Paulo Roberto Borges de | - |
Autor(es): dc.creator | Romero, Dália Elena | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Margareth Guimaraes | - |
Autor(es): dc.creator | Damacena, Giseli Nogueira | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Luiz Otávio | - |
Autor(es): dc.creator | Pina, Maria de Fátima de | - |
Autor(es): dc.creator | Werneck, André Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Danilo Rodrigues Pereira da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:51:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:51:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16466 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1590/0103-11042020E411 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025728 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo do estudo foi analisar a adesão ao distanciamento social, as repercussões no estado de ânimo e as mudanças nos estilos de vida da população adulta brasileira durante o início da pandemia da Covid-19. Estudo transversal com indivíduos adultos residentes no Brasil (n = 45.161) que participaram do inquérito de saúde virtual ConVid – Pesquisa de Comportamentos, no período de 24 de abril a 24 de maio de 2020. Da amostra estudada, apenas 1,5% levou vida normal, sem nenhuma restrição social, e 75% ficaram em casa, sendo que, destes, 15% ficaram rigorosamente em casa. Os sentimentos frequentes de tristeza ou depressão (35,5%), isolamento (41,2%) e ansiedade (41,3%) foram reportados por grande parte da população estudada. Verificou-se que 17% dos participantes reportaram aumento do consumo de bebidas alcoólicas e que 34% dos fumantes aumentaram o número de cigarros. Observou-se aumento no consumo de alimentos não saudáveis e redução da prática de atividade física no período estudado. Conclui-se que houve elevada adesão ao distanciamento social e aumento dos sentimentos de tristeza, depressão e ansiedade, bem como aumento de consumo de alimentos não saudáveis, uso de bebidas alcóolicas e cigarros e redução da prática de atividade física. | - |
Descrição: dc.description | The aim was to analyze adherence to social distancing, repercussions on the mood and changes in the lifestyles of the Brazilian adult population during the beginning of the Covid-19 pandemic. A crosssectional study with adult individuals living in Brazil (n = 45,161) who participated in the virtual health survey ConVid – Behavior Survey, from April 24 to May 24, 2020. Of the sample studied, only 1.5% led normal lives, without any social restrictions and 75% stayed at home, of which 15% stayed strictly at home. The frequent feelings of sadness or depression (35.5%), isolation (41.2%) and anxiety (41.3%) were reported by a large part of the studied population. It was found that 17% of participants reported increased consumption of alcoholic beverages and 34% of smokers increased the number of cigarettes. There was an increase in the consumption of unhealthy foods and a reduction in the practice of physical activity in the period studied. It was concluded that there was a high adherence to social distancing and an increase in feelings of sadness, depression and anxiety, as well as an increase in the consumption of unhealthy foods, use of alcoholic beverages and cigarettes and a reduction in the practice of physical activity. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quarentena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infecções por coronavírus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estilo de vida | - |
Título: dc.title | Distanciamento social, sentimento de tristeza e estilos de vida da população brasileira durante a pandemia de Covid-19. | - |
Título: dc.title | Social distancing, feeling of sadness and lifestyles of the Brazilian population during the Covid-19 pandemic. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: