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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Luís Fernando Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Alexandre Gonçalves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:50:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:50:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016-07-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2004 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6661 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025704 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Atualmente o crescente aumento do volume de rejeitos gerados pelo aproveitamento de minerais com teor de ferro cada vez mais baixo, tem motivado as mineradoras a adotar como solução principal para disposição destes rejeitos a técnica do aterro hidráulico. Esta metodologia tende a gerar incertezas relacionadas às características do rejeito e ao processo de deposição na praia. Considerando este método construtivo, o rejeito de minério de ferro é lançado de forma aleatória sem controle das variáveis que atuam nas operações de descarga. Assim, é possível encontrar regiões na barragem com altas concentrações de ferro e que alteram as propriedades geotécnicas deste material. Estas zonas são formadas devido ao processo de segregação que ocorre na praia durante o lançamento e tendem a apresentar diferentes propriedades geotécnicas devido principalmente às diferenças no valor da densidade e granulometria do depósito formado. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa constituiu no estudo do comportamento do rejeito em função das porcentagens de ferro verificando suas variações na condutividade hidráulica saturada através de ensaios de laboratório e de campo. Deste modo, foram realizados ensaios para verificar a influência das partículas de ferro no valor da condutividade hidráulica saturada, analisado o efeito ao longo da distância ao ponto de lançamento. Estes parâmetros foram obtidos utilizando-se amostras do ensaio de simulação de deposição hidráulica (RIBEIRO, 2000) além de análises da condutividade hidráulica saturada no campo. Com base nos resultados obtidos foram observadas relações entre as variáveis de deposição e a condutividade hidráulica saturada considerando as características do depósito formado (granulometria, densidade e teor de ferro). O aspecto mais importante deste trabalho refere-se à influência da segregação hidráulica na condutividade hidráulica deste rejeito, preponderantemente influenciada pelo peso da partícula gerando uma significativa alteração no gradiente de permeabilidade ao longo do caminho de deposição a partir do ponto de lançamento. | - |
| Descrição: dc.description | Nowadays the constantly increasing of waste generation due to the use of ores with low iron concentration has induced mining companies to adopt the hydraulic fill technique as the main solution for tailings disposal. This methodology tends to generate some uncertainties linked to the waste characteristics and to the deposition process along the beach. Considering this construction method, the iron ore waste is discharged randomly without control of the variables that act in the discharge operation. So, it is possible to find some regions along the beach with high iron concentrations changing the geotechnical parameters of these materials. These zones are formed due to the segregation pattern that happens in the beach during its deposition and they tend to present different geotechnical properties considering mainly the differences in the grain size distribution and densities of the deposit. In this context, the objective of this research constituted of studying the tailings behaviour in function of the iron content verifying the changes in the saturated hydraulic conductivity based on laboratory and field tests. Some tests were carried out in order to verify the iron particle influence upon the saturated hydraulic conductivity, analysing their effects along the distance of the discharge point. These parameters were obtained using samples collected from the hydraulic deposition simulation tests (RIBEIRO, 2000) and from hydraulic conductivity tests realized in the field. Based on the obtained results in the experimental programme, it was observed the relation among the hydraulic deposition variables and hydraulic conductivity considering the characteristics of the deposit (grain size distribution, densities and iron content). The most important aspect of this work was the influence of hydraulic segregation in the hydraulic conductivity of this waste, essentially influenced by particle weight generating a significant change in the gradient of permeability along the deposition way from the discharge point. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Open access | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geotecnia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Resíduos - mineração | - |
| Título: dc.title | Influência do teor de ferro na condutividade hidráulica saturada de um rejeito de minério de ferro. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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