Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Bárbara de | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:50:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:50:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20684 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.7632 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025697 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo discorrer sobre os impactos do Rompimento da Barragem de Fundão (RBF) na vida das estudantes e na escola atingida de Bento Rodrigues. O rompimento ocorreu no dia 5 de novembro de 2015, em Mariana, Minas Gerais, e representa o maior desastre ambiental no Brasil. Por meio de uma pesquisa qualitativa, utilizamos a entrevista semiestruturada em profundidade como técnica de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa são duas estudantes e a diretora da Escola Municipal Bento Rodrigues. Os estudos sobre o RBF têm demonstrado que os modos de vida da população atingida foram profundamente afetados, e os resultados da pesquisa demonstram que as experiências escolares das estudantes também foram impactadas. As narrativas denotam o sofrimento que as jovens vivenciaram em suas singulares infâncias e na construção de suas subjetividades juvenis. Com base no conceito de ecologia de saberes na perspectiva das Epistemologias do Sul, compreendemos que a escola se transformou em um espaço significativo de ausências no cenário de destruição. O desastre do RBF se converteu em um processo histórico dinâmico de produção e reprodução de violações de direitos e dignidades. | - |
Descrição: dc.description | This article is an excerpt from a master's research and aims to discuss the impacts of the Fundão Dam Collapse (RBF) on the lives of students and the affected school in Bento Rodrigues. The collapse occurred on November 5, 2015, in Mariana, Minas Gerais, and represents the largest environmental disaster in Brazil. Through qualitative research, we used in-depth semi-structured interviews as a data collection technique. The research subjects are two students and the director of the Bento Rodrigues Municipal School. Studies on the RBF have shown that the ways of life of the affected population were deeply affected, and the research results demonstrate that the students' school experiences were also affected. The narratives reveal the suffering that the young girls experienced in their unique childhoods and in the construction of their youthful subjectivities. Based on the concept of an ecology of knowledge from the perspective of Epistemologies of the South, we understand that the school has become a significant space of absence in the context of destruction. The RBF disaster has turned into a dynamic historical process of producing and reproducing violations of rights and dignities. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista Interfaces da Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5222>. Acesso em: 19 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rompimento da Barragem de Fundão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jovens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Municipal Bento Rodrigues | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tomada de dignidade | - |
Título: dc.title | Entre infâncias e juventudes : a escola atingida pelo rompimento da Barragem de Fundão. | - |
Título: dc.title | Between childhood and youth : the school affected by the Fundão Dam collapse. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: