Identificação modal de pontes ferroviárias da Estrada de Ferro Carajás e modelagem numérica via método dos elementos finitos.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Francisco de Assis das-
Autor(es): dc.contributorNeves, Francisco de Assis das-
Autor(es): dc.contributorCury, Alexandre Abrahão-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Gustavo Paulinelli-
Autor(es): dc.creatorSilva, Marcela Santos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:50:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:50:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-12-20-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7093-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025693-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA utilização e os efeitos do tempo podem afetar o comportamento de uma estrutura. Problemas como pequenas fissuras, oxidação de elementos de aço e até mesmo deslocamentos excessivos em alguns pontos poderão surgir. Em virtude disso, o monitoramento de pontes por meio de ensaios experimentais tem ganhado mais importância nos dias atuais, por permitir a identificação das suas características dinâmicas. Tais características (frequências naturais, modos de vibração e taxa de amortecimento) podem ser obtidas por meio de ensaios tradicionais de vibração forçada, que se baseiam na medição da resposta da estrutura sujeita a uma excitação induzida com magnitude conhecida, ou a partir de ensaios de vibração livre ou ambiente, em que apenas a resposta da estrutura é medida. No presente trabalho o objeto de estudo é uma ponte em concreto armado, com extensão total de 60 metros, constituída por 03 (três) vãos contínuos de 20 metros cada. Nele são feitas análises, utilizando os dados obtidos experimentalmente no ensaio com vibrações com características aleatórias introduzidas por pessoas saltando ao longo da ponte. O software comercial ARTeMIS Modal é utilizado com o intuito de extrair os parâmetros modais da estrutura, utilizando os métodos de identificação modal de decomposição no domínio da frequência (FDD), decomposição no domínio da frequência aprimorado (EFDD) e o identificação estocástica de subespaço (SSI-UPC). Posteriormente os resultados são comparados com os obtidos no modelo numérico, desenvolvido no CSiBridge.-
Descrição: dc.descriptionThe use and the effects of time can affect the behavior of a structure. Problems such as small fissures, oxidation of steel elements and even excessive displacement in some points may appear. As a result, monitoring of bridges through experimental testing has earned more importance nowadays, for allowing the identification of their dynamic characteristics. Such characteristics (natural frequencies, modes shapes and damping ratio) can be obtained thought traditional tests forced vibration, which are based on measured response of the subjected structure in the impluse induced with known magnitude, or starting from free vibration or ambient vibration tests. In this work the object of study is a bridge in reinforced concrete with a total length of 60 meters, consisting of three (03) continuous spans of 20 meters each. It analyzes will be done using the experimental data in the test with random vibration with features introduced by people jumping over the bridge. The commercial software ARTeMIS Modal is used in order to extract the modal parameters of the structure, using modal identification methods: Frequency Domain Decompostion (FDD), Enhanced Frequency Domain Decompostion (EFDD) and Stochastic Subspace Identification (SSI-UPC). After that the results are compared with those obtained in the numerical model developed in CSiBridge.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/12/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectPontes-
Palavras-chave: dc.subjectConcreto armado-
Palavras-chave: dc.subjectDinâmica-
Título: dc.titleIdentificação modal de pontes ferroviárias da Estrada de Ferro Carajás e modelagem numérica via método dos elementos finitos.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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