
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Reis, Frederico da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Zeichner, Kenneth | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:50:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:50:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14571 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2021.p18-39.id1029 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025660 | - |
| Descrição: dc.description | La formación inicial de profesores de Matemáticas en las universidades ha sido el centro de diversas investigaciones en el área de la Educación Matemática, que ha producido un gran número de estudios realizados a partir de supuestos teóricos y prácticos capaces de dar respuesta a las múltiples cuestiones que se le exigen al profesional docente, en el escenario educativo brasileño actual. Este artículo investiga las posibilidades y aportes de la formación inicial de los profesores de Matemáticas como profesionales democráticos, a partir de las ideas propuestas por el investigador Kenneth Zeichner. Es una investigación cualitativa con la investigación teórico-bibliográfica como principal componente metodológico. Los principales resultados obtenidos del análisis de la investigación discutida en este artículo señalan la existencia de varios y enormes desafíos en la formación de profesores de Matemáticas en las universidades bajo diferentes aspectos para la práctica del profesionalismo democrático, recomendándose, sin embargo, su inserción como política educativa en los programas de formación de profesores. | - |
| Descrição: dc.description | A formação inicial de professores de Matemática nas universidades tem sido o foco de diversas pesquisas na área de Educação Matemática, que tem produzido um grande número de pesquisas realizadas com base em pressupostos teóricos e práticos capazes de atender às múltiplas questões exigidas do profissional docente, no atual cenário educacional brasileiro. Este artigo investiga as possibilidades e as contribuições da formação inicial de professores de Matemática como profissionais democráticos, baseando-nos nas ideias propostas pelo pesquisador Kenneth Zeichner. Trata-se de uma investigação qualitativa tendo a pesquisa teórico-bibliográfica como principal componente metodológico. Os principais resultados obtidos das análises da pesquisa discutida neste artigo apontam para a existência de diversos e enormes desafios de se formar professores de Matemática nas universidades sob diferentes aspectos para a prática do profissionalismo democrático, sendo recomendada, destarte, sua inserção como política educacional em programas de formação de professores. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | es | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | La Revista Paradigma utiliza la licencia internacional Creative Commons Attribution 4.0. Los artículos y otros trabajos publicados en Paradigma se convierten en propiedad de la revista. Una nueva publicación del mismo texto, por iniciativa de su autor o de terceros, está sujeta a la mención expresa de la precedencia de su publicación en esta revista, mencionando la edición y la fecha de dicha publicación. Fonte: evista Paradigma. <http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/about>. Acesso em: 08 jun. 2021. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educación matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Título: dc.title | Los desafíos de la formación inicial de profesores de matemáticas como profesionales democráticos. | - |
| Título: dc.title | Os desafios da formação inicial de professores de matemática como profissionais democráticos. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: