O processo educativo baseado em problemas e a formação de competências do engenheiro.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSilva, Jarbas da Cunha e-
Autor(es): dc.creatorTonini, Adriana Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:50:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:50:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-05-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11248-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025641-
Descrição: dc.descriptionEste artigo objetiva compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências na educação em engenharia viabilizado por uma pedagogia ativa. Considerou-se competências como um conjunto de saberes e capacidades configuradas em: o saber fazer – vinculado às habilidades técnicas; saber pensar – vinculado aos conhecimentos técnicos e às habilidades cognitivas; e o saber ser e agir – vinculados às atitudes, estes incorporados no processo de aprendizagem. Baseou-se fundamentalmente na teorização da Aprendizagem Ativa de John Dewey, bem como seus desdobramentos prático pedagógicos viabilizados pela abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas. A pesquisa é de natureza analítica e busca verificar a vinculação de uma abordagem ativa com o desenvolvimento de competências transversais, ou seja, de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao engenheiro contemporâneo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAutores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 30 ago. 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em engenharia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem ativa-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem baseada em problemas-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes do engenheiro-
Título: dc.titleO processo educativo baseado em problemas e a formação de competências do engenheiro.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.