Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sobreira, Diana Izaías | - |
Autor(es): dc.creator | Werneck, Francisco Zacaron | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Emerson Filipino | - |
Autor(es): dc.creator | Simim, Mário Antônio de Moura | - |
Autor(es): dc.creator | Penna, Eduardo Macedo | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Luciano | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Renato Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:50:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:50:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11787 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53444 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025609 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo foi analisar as diferenças nas habilidades de coping entre alunos-atletas de um Colégio Militar em função do sexo e do seu potencial esportivo avaliado pelo treinador. 385 alunos-atletas, de ambos os sexos (11 a 18 anos) responderam o Athletic Coping Skills Inventory-28, versão em português. O potencial esportivo foi quantificado a partir da expectativa que os treinadores depositavam em cada um dos alunos-atletas, em escala de 1 a 5, onde notas ≤ 3 os classificam como baixo potencial e notas 4 e 5, alto potencial. Verificamos que alunos-atletas de alto potencial apresentam escores maiores em todas as subescalas, indicando melhor gestão do estresse. Conclui-se que as habilidades psicológicas podem ser fator discriminante do potencial esportivo de jovens alunos-atletas. | - |
Descrição: dc.description | This study analyzes differences in the coping skills between sexes and the sporting potential of student-athletes of a military college. A total of 385 student-athletes answered the ACSI28BR. The sporting potential was evaluated by coaches, being classified as low and high. Males had higher coping skills than females. Males of high sporting potential showed higher confidence/motivation, trainability and total coping resources; while females with high potential had higher goals/mental preparation, concentration, confidence/motivation and total coping resources. It is concluded that the coping psychological skills are higher in studentathletes with high sporting potential and vary between males and females. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Revista Pensar a Prática estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Pensar a Prática <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 set. 2019. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atletas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coping | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estresse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desempenho | - |
Título: dc.title | Relação entre o potencial esportivo de jovens alunos-atletas e coping. | - |
Título: dc.title | Relationship between the sports potential of young student-athletes and coping | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: