Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Siomara Aparecida da | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, César Milagres da | - |
Autor(es): dc.creator | Velten, Marcella de Castro Campos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:50:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:50:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15733 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.6063/motricidade.20098 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025540 | - |
Descrição: dc.description | Práticas motoras devem proporcionar às crianças a aquisição dos padrões maduros das habilidades fundamentais, mas a Educação Física escolar não parece oferecer estímulos suficientes. O objetivo foi investigar o efeito de aulas sistematizadas na coordenação motora de pré-escolares. O nível coordenativo de 84 crianças de quatro a cinco anos foi avaliado através da bateria de testes de coordenação corporal para crianças, antes e após dois distintos programas de atividades motoras – aulas regulares de Educação Física de professores regentes (grupo controle) e intervenção baseada na abordagem desenvolvimentista (grupo experimental). Comparamos as pontuações das tarefas entre os grupos para cada momento; entre pré e pós-teste para cada grupo; analisamos os tamanhos dos efeitos; e efetuamos análises posteriores segmentadas por sexo e por idade. Ambos os grupos melhoraram significativamente em todas as tarefas. No pós-teste, o grupo experimental apresentou valores superiores aos de grupo controle para uma tarefa apenas, mas obteve efeitos maiores para todas as tarefas. Os resultados segmentados não diferiram quanto ao efeito das intervenções em relação ao sexo, mas indicaram que crianças mais jovens possam ser particularmente sensíveis a tais intervenções. Discutimos a relevância da aplicação de conteúdos sistematizados, variados, com dificuldade progressiva, e compatível com a faixa etária para um adequado desenvolmimento da coordenação motora de pré-escolares. | - |
Descrição: dc.description | Motor practices should provide children with mature patterns of fundamental skills, but scholarly Physical Education currently does not offer sufficient stimulation. The objective of the study was to evaluate the effect of systematized classes on preschool children’s motor coordination. The coordinative level of 84 children aged four to five years was evaluated through the battery of tests Körperkoordinationstest für Kinder, before and after two distinct programs of motor practices, namely the regular Physical Education classes given by non-specialist physical education teachers (control group) and intervention based on a developmental approach (experimental group). The Körperkoordinationstest für Kinder test scores were compared between groups for each moment and between pre- and post-tests for each group. The analysis was stratified by sex and by age, and the effect sizes were calculated. Both groups have improved the scores in all tasks. In the post-test, experimental group achieved statistically higher scores compared to control group for only one task of Körperkoordinationstest für Kinder, but it achieved higher effect sizes in all tasks. The stratified results did differ in relation to the effect of the interventions regarding sex but indicated that younger children might be particularly sensitive to those interventions. We discuss the relevance of systematized contents with organization, variability, progressive difficulty, and suitability to the age range for adequate development of motor coordination in preschoolers. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Todo o conteúdo da Revista Motricidade é licenciado sob Creative Commons, a menos que especificado de outra forma e em conteúdo recuperado de outras fontes bibliográficas. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistematização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pré-escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades motoras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Systematization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preschool | - |
Título: dc.title | Influência de conteúdos sistematizados da educação física na coordenação motora de crianças na primeira infância. | - |
Título: dc.title | Influence of systematized contents of physical education on motor coordination of children in early childhood. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: