Promovendo o desenvolvimento da educação financeira em uma perspectiva etnomatemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlves, Gelindo Martineli-
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Autor(es): dc.creatorViana, Marger da Conceição Ventura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:50:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:50:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-03-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11399-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2017/10/article2_gelindo_milton_marger.pdf-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025536-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa foi conduzida com 35 alunos do oitavo ano de uma escola pública. O principal objetivo foi verificar as contribuições do Programa Etnomatemática para a formação da cidadania dos alunos com atividades relacionadas com a Educação Financeira. A base teórica da etnomatemática buscou verificar o elo entre o conhecimento matemático cotidiano dos alunos com aquele institucionalizado nas escolas. A coleta, a análise e a interpretação dos dados foram realizadas com a metodologia do estudo misto. Os resultados apontaram para a necessidade de os professores desenvolverem atividades relacionadas com a Educação Financeira com fundamentação no Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da cidadania dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionThis research was conducted with a group of 35 eighth graders in a public school. The main objective was to investigate the contributions of the Ethnomathematics Program for the development of student citizenship with activities related to Financial Education. The theoretical basis of ethnomathematics sought to check the link between students daily mathematical knowledge with the institutionalized school knowledge. The collection, analysis, and interpretation of data were performed by using the mixed methods study. The results of this research point to the need for teachers to develop activities related to Financial Education that are substantiated by Ethnomathematics Program for the development of students citizenship.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo do Método Misto-
Palavras-chave: dc.subjectCitizenship-
Palavras-chave: dc.subjectEthnomathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMixed Methods Study-
Título: dc.titlePromovendo o desenvolvimento da educação financeira em uma perspectiva etnomatemática.-
Título: dc.titlePromoting the development of financial educational in an ethnomathematical perspective.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.