Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Reis, Isabel Francisco de Araújo | - |
Autor(es): dc.creator | Silvestre, Maria Efigênia | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Valquíria Júnia da Trindade | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Marize Alves de Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Ana Leticia Pilz de | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Kerley dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:50:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:50:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19058 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.29327/2303474.14.3-5 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025524 | - |
Descrição: dc.description | O descarte inadequado de óleos e gorduras é um problema que causa impactos econômicos e ambientais. Nesse contexto, professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas municipais Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida e Monsenhor José Cota, situadas em Mariana, MG, Brasil, implementaram um projeto interdisciplinar com o objetivo de desenvolver habilidades por meio da produção de sabão artesanal, uma alternativa sustentável para a reutilização do óleo. Este artigo aborda a problemática do descarte inadequado de óleos e gorduras, visando sensibilizar os estudantes da EJA sobre a importância da reutilização do óleo de cozinha na produção de sabão artesanal. A pesquisa adotou uma abordagem interdisciplinar e participativa, engajando os estudantes de forma prática e motivadora para adotar práticas sustentáveis no dia a dia. A metodologia inclui levantamento bibliográfico, atividades experimentais, pesquisa de campo, debates, entrevistas e questionários. A partir da abordagem, discussão e experimentação a respeito do tema proposto, os estudantes trouxeram reflexões e contribuíram de maneira crítica e positiva nos resultados. Dessa forma, participaram significativamente da construção do conhecimento sobre a valorização de práticas sustentáveis. | - |
Descrição: dc.description | The improper disposal of fats, oils, and grease creates negative economic and environmental impacts. In this context, teachers participating in the Youth and Adult Education program (Educação de Jovens e Adultos - EJA) of the Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida and Monsenhor José Cota municipal schools in Mariana, Minas Gerais, Brazil, implemented an interdisciplinary project seeking to raise awareness among the students about environmental issues and introduce the possibility of reusing cooking oil to produce home-made soap. This article describes the practical and interactive approaches and methods adopted, encouraging students to adopt other sustainable practices in their daily lives. The methodology included a bibliographic review, experimental activities, field research, debates, interviews, and questionnaires. From the approach, discussion, and experimentation on the proposed theme, the students brought reflections and contributed critically and positively to the results. In this way, they participated significantly in constructing knowledge about the value of sustainable practices. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Content shared under Creative Commons Attribution 4.0 Licence CC-BY. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reutilizar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade sustentáveis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Descarte inadequado de óleos e gorduras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preservação dos cursos d’água | - |
Título: dc.title | Sabão artesanal : alternativa para reduzir o descarte de óleos e gorduras na água. | - |
Título: dc.title | Artisanal soap : alternative to reduce disposal of oils and fats into water. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: