Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Damásio, Camila Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Curi Filho, Wagner Ragi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:50:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:50:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-02-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14469 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.35507/25256041/reis.v5i5.4688 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025521 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho analisou o impacto de uma universidade a partir da atuação da extensão em uma unidade acadêmica das áreas tecnológicas de uma universidade pública brasileira. A extensão universitária pode ser considerada como um dos outputs de uma universidade como destacado em Cox e Taylor (2006) e Curi Filho (2018). Os dados foram coletados a partir de pesquisa documental, realizada na página da universidade, dedicada a divulgar os projetos da instituição. Foram identificados e analisados 39 projetos de extensão, desenvolvidos entre 2015 e 2019. Tendo como base as diretrizes da extensão universitária, os projetos foram analisados a partir das seguintes características: áreas de atuação; público-alvo; se eles eram voltados para o desenvolvimento de tecnologias sociais; e como se deram as formas de participação da comunidade em cada projeto. Diante do exposto nos resumos foi possível notar: que a maioria dos projetos são área de educação; que há projetos que desenvolvem tecnologias sociais embora não sejam a maioria; que há uma dificuldade de compreender a dialogicidade e de avaliar a transformação social; e que os projetos prezam pela interdisciplinaridade e interprofissionalidade. | - |
Descrição: dc.description | This work analyzed impact of a university by means of the performance of the extensions projects in a technology higher education center a Brazilian public university. University extension can be considered as one of the outputs of a university as highlighted in Cox and Taylor (2006) and Curi Filho (2018). The data were collected from a documentary research carried out on the university page. It identified and analyzed 39 extension projects that were development between 2015 and 2019 from unit academic researched. Based on university extension guidelines and goal this work, it analyzed the projects considering the following characteristics: areas of activity; target audience; if there was any project focus in social technologies; and how the community participated in the projects. In view of what was exposed in the abstracts analyzed, it was possible to note: that most projects are in the area of education; that there are projects that develop social technologies although they do not constitute the majority; that there is a difficulty in understanding dialogicity and assessing social transformation; and what projects they value for interdisciplinarity and interprofessionality. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista Engenharia de Interesse Social permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/3074>. Acesso em: 23 ago. 2021 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diretrizes da extensão universitária | - |
Palavras-chave: dc.subject | University extension guidelines | - |
Título: dc.title | Impacto de uma universidade na comunidade local por meio de projetos de extensão : o caso de uma unidade acadêmica de tecnologia. | - |
Título: dc.title | Impact of a university in the local community through extension projects : the case of a technology center higher education. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: