A Grounded Theory como uma auxiliar para compreender a (não) inclusão de deficientes no trabalho.

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Autor(es): dc.creatorSoares, Eva Bessa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:50:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:50:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-07-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11491-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.21583/2447-4851.rbeo.2018.v5n1.157-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025494-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa, buscou-se conhecer o contexto da (não) inclusão de profissionais com deficiência, a partir da metodologia da Grounded Theory, que contemplou um estudo empírico no qual foram envolvidas oito empresas de uma cidade no interior de Minas Gerais/Brasil. Os resultados apontam que tanto os profissionais com deficiências, quanto os gestores têm dificuldades nesse processo de inclusão. Assim, a Lei 8.231/91 (Lei de Cotas) vem sendo cumprida parcialmente pelas empresas estudadas. As contribuições desse artigo consistem em auxiliar no preenchimento das lacunas existentes na literatura quanto à utilização dessa metodologia para estudar a inclusão de deficientes no trabalho no campo da Administração, principalmente na gestão de pessoas, além de contribuir para a divulgação de algumas das potencialidades dessa metodologia para as pesquisas qualitativas.-
Descrição: dc.descriptionEn esta investigación, se buscó conocer el contexto de la (no) inclusión de profesionales con discapacidad, a partir de la metodología de Grounded Theory, que contempló un estudio empírico en el que participaron ocho empresas de una ciudad en el interior de Minas Gerais / Brasil. Los resultados apuntan que tanto los profesionales con deficiencias, cuanto los gestores tienen dificultades en ese proceso de inclusión. Así, la Ley 8.231 / 91 (Ley de cuotas) viene siendo cumplida parcialmente por las empresas estudiadas. Las contribuciones de este artículo consisten en auxiliar en el llenado de las lagunas existentes en la literatura en cuanto a la utilización de esa metodología para estudiar la inclusión de discapacitados en el trabajo en el campo de la Administración, principalmente en la gestión de personas, además de contribuir a la divulgación de algunas de las potencialidades de esa metodología para las investigaciones cualitativas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs trabalhos publicados na Revista Brasileira de Estudos Organizacionais estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais <http://www.ec.ubi.pt/ec/ethicalpolicy.html>. Acesso em: 02 fev. 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectLei 8.231/91 - Lei de cotas-
Título: dc.titleA Grounded Theory como uma auxiliar para compreender a (não) inclusão de deficientes no trabalho.-
Título: dc.titleLa Grounded Theory como una auxiliar para comprender la (no) inclusión de deficientes en el trabajo.-
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