
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Torres, Marco Antônio | - |
| Autor(es): dc.creator | Prado, Marco Aurélio Maximo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:50:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:50:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4804 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362014000100012 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025468 | - |
| Descrição: dc.description | Neste artigo debatemos questões envolvidas na emergência de professoras transexuais femininas ou travestis na escola. Utilizamos a noção de outsiders e de heteronormatividade para analisar como essas professoras permanecem na função docente. Consideramos que a emergência dessas professoras está relacionada a novos posicionamentos referentes às noções de gênero nas políticas de direitos humanos, especificamente pelas lutas do movimento social. Por fim, afirmamos que a emergência dessas professoras não pode ser compreendida como suspensão da heteronormatividade, mas como o aparecimento de novas questões para se analisar no ambiente escolar. | - |
| Descrição: dc.description | This paper analyzes social aspects involved in the emergence of transgender (male-to-female) teachers at school. We use the notions of outsiders and heteronormativity to analyze how these teachers remain in the teaching profession. We believe that the emergence of such teachers is related to new positions relative to notions of gender in human rights policies, specifically the struggles of social movements. Finally, we argue that the emergence of these teachers cannot be understood as suspension of heteronormativity, but as the emergence of new issues to consider in the school environment. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Todo o conteúdo do periódico Educação e Realidade, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação e Realidade <http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 07 nov. 2016. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professoras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transexualidades | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Heteronormatividade | - |
| Título: dc.title | Professoras transexuais e travestis no contexto escolar : entre estabelecidos e outsiders. | - |
| Título: dc.title | Transgender and transvestite teachers in the school context : between established and outsiders. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: