O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Sheila Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:50:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:50:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-10-13-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13854-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025449-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho trata do uso de um artigo de divulgação científica em uma aula de ciências, nos anos iniciais de escolarização, e dos limites e possibilidades do uso desse instrumento como estratégia didática da professora para o letramento escolar. Para tanto, foi analisado um episódio em que crianças na faixa etária entre nove e dez anos – 4 o ano do Ensino Fundamental – em uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte, depois de lerem um texto sobre fermentação, comentam sobre as ideias expressas no artigo. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas teorias de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. A análise desse episódio evidenciou que as crianças, enquanto comentam o artigo, constroem múltiplos sentidos na tentativa de compreensão do conceito. É no espaço de discussão do texto que emergem novas compreensões acerca da leitura, dificilmente apreensíveis senão pela mediação. O artigo de divulgação científica tem limites, mas é na polifonia do discurso que podem ser encontradas as possibilidades de trabalho com esses textos em sala de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está licenciado sob os termos da Licença CreativeCommons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleO texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.