Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Almeida, Sheila Alves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:50:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:50:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13854 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025449 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho trata do uso de um artigo de divulgação científica em uma aula de ciências, nos anos iniciais de escolarização, e dos limites e possibilidades do uso desse instrumento como estratégia didática da professora para o letramento escolar. Para tanto, foi analisado um episódio em que crianças na faixa etária entre nove e dez anos – 4 o ano do Ensino Fundamental – em uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte, depois de lerem um texto sobre fermentação, comentam sobre as ideias expressas no artigo. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas teorias de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. A análise desse episódio evidenciou que as crianças, enquanto comentam o artigo, constroem múltiplos sentidos na tentativa de compreensão do conceito. É no espaço de discussão do texto que emergem novas compreensões acerca da leitura, dificilmente apreensíveis senão pela mediação. O artigo de divulgação científica tem limites, mas é na polifonia do discurso que podem ser encontradas as possibilidades de trabalho com esses textos em sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está licenciado sob os termos da Licença CreativeCommons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Título: dc.title | O texto de divulgação científica em uma aula sobre fermentação nos anos iniciais do ensino fundamental. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: