É possível aprender história no Tiktok?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorButzen, Gabriel Antonio-
Autor(es): dc.creatorDulci, Tereza Maria Spyer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:50:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:50:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20805-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025412-
Descrição: dc.descriptionO artigo explora como o TikTok pode atuar como ferramenta educacional no ensino de História, buscando entender seu papel na ampliação do acesso e no engajamento de jovens com temas históricos. Este estudo visa avaliar a eficácia da plataforma para promover o aprendizado histórico e a democratização do conhecimento, ao mesmo tempo em que reconhece desafios, como a disseminação de desinformação e a simplificação excessiva. A metodologia baseia-se em uma revisão da literatura, na qual são analisados estudos sobre o uso da plataforma no contexto educacional. Em relação ao ensino de História, categorizamos o uso do TikTok em três áreas principais: capacidades educativas, riscos e perspectivas críticas. Os resultados indicam que, apesar dos benefícios, como o engajamento de públicos diversos, a plataforma exige uma seleção qualificada para assegurar a qualidade do conteúdo divulgado.-
Descrição: dc.descriptionEl artículo explora cómo TikTok puede actuar como una herramienta educativa en la enseñanza de Historia, buscando comprender su papel en la ampliación del acceso y el compromiso de los jóvenes con temas históricos. Este estudio tiene como objetivo evaluar la eficacia de la plataforma para promover el aprendizaje histórico y la democratización del conocimiento, al mismo tiempo que reconoce desafíos, como la propagación de desinformación y la simplificación excesiva. La metodología se basa en una revisión de la literatura, en la cual se analizan estudios sobre el uso de la plataforma en el contexto educativo. En relación con la enseñanza de Historia, categorizamos el uso de TikTok en tres áreas principales: capacidades educativas, riesgos y perspectivas críticas. Los resultados indican que, a pesar de los beneficios, como el compromiso de públicos diversos, la plataforma requiere una selección calificada para garantizar la calidad del contenido divulgado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Horizontes Históricos permite redistribuição não comercial, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a obra não seja alterada de nenhuma forma (CC BY-NC-ND). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/8665>. Acesso em: 27 maio 2025-
Palavras-chave: dc.subjectTikTok-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história-
Título: dc.titleÉ possível aprender história no Tiktok?-
Título: dc.title¿Es posible aprender história en Tiktok?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.