Caracterização das práticas epistêmicas que emergem da discussão de uma questão sociocientífica em um grupo de licenciandos em química.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendonça, Paula Cristina Cardoso-
Autor(es): dc.contributorMendonça, Paula Cristina Cardoso-
Autor(es): dc.contributorMozzer, Nilmara Braga-
Autor(es): dc.contributorLima, Guilherme da Silva-
Autor(es): dc.contributorMunford, Danusa-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fernando César-
Autor(es): dc.creatorRamos, Tatiana Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:50:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:50:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18012-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025379-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve objetivo de caracterizar as práticas epistêmicas centrais adotadas por um grupo de licenciandos em Química durante a discussão de uma questão sociocientífica (QSC) sobre o consumo de carne de origem animal. Neste trabalho compreendemos práticas epistêmicas, segundo Kelly (2008), como as formas com que os membros de uma comunidade interagem visando propor, avaliar, comunicar e legitimar o conhecimento. As QSC são problemas socioambientais e/ou sociocientíficos controversos, que possuem relações com a Ciência e são influenciados por aspectos éticos, morais, econômicos, políticos e ambientais (Conrado e Nunes-Neto, 2018). A investigação foi motivada pela escassez de pesquisas da área de Educação em Ciências que avaliam como e porque as práticas epistêmicas são adotadas por estudantes e como elas podem auxiliar na discussão de uma QSC em sala de aula. A pesquisa foi realizada na formação inicial de professores de Química no contexto da disciplina de Metodologia do Ensino de Química em uma turma de licenciatura em Química do sétimo período do curso. A coleta de dados aconteceu durante o desenvolvimento de uma sequência didática (SD) com a abordagem pedagógica QSC, baseada em Conrado e Nunes-Neto (2018). A coleta de dados ocorreu durante doze aulas, com duração de uma hora e quarenta minutos. A pesquisa foi orientada pelos pressupostos da abordagem de pesquisa qualitativa, segundo Stake. Delimitamos nosso olhar para um grupo de licenciandos da turma. A construção dos dados foi realizada por meio de observação, registro das atividades desenvolvidas pelos licenciandos, áudio e vídeo gravação. As interações discursivas que ocorreram em sala de aula foram transcritas e realizamos a análise dos dados em duas etapas. Na primeira etapa investigamos o contexto de construção de conhecimento na sala de aula, a situação de resolução da QSC e selecionamos os episódios de ensino. Na segunda etapa buscamos compreender as práticas epistêmicas por meio da análise das interações discursivas que ocorreram entre os membros do grupo de licenciandos em cada episódio de ensino. A análise indica que os licenciandos centralizaram diferentes práticas epistêmicas durante a proposição, comunicação, avaliação e legitimação dos conhecimentos relacionados a QSC. Notamos a recorrência da prática epistêmica de argumentar por meio de conhecimentos prévios e interpretação do texto para propor conhecimentos durante a discussão da QSC. Por meio daquela prática epistêmica os licenciandos foram reconhecendo novas informações e fundamentando os posicionamentos deles sobre a QSC. Percebemos que a modificação da dinâmica social do grupo de licenciandos influenciou na adoção de práticas epistêmicas. Evidenciamos que os critérios epistêmicos assumiram papel fundamental de nortear o uso e seleção das práticas epistêmicas pelos licenciandos. Concluímos que a discussão da QSC por meio das práticas epistêmicas favoreceu a construção de conhecimentos justificados e reflexões acerca das ações dos estudantes com relação ao problema socioambiental. Consideramos que a escolha metodológica da pesquisa trouxe avanços na identificação dos atributos interacional, contextual, intertextual e consequencial das práticas epistêmicas em sala de aula.-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to characterize the central epistemic practices adopted by a group of graduates in Chemistry during the discussion of a socio-scientific question (SSI) about the consumption of meat of animal origin. In this work, we understand epistemic practices, according to Kelly (2008), as the ways in which members of a community interact seeking to propose, evaluate, communicate and legitimize knowledge. SSI are controversial socio-environmental and/or socio-scientific problems, which are related to Science and are influenced by ethical and moral, medical, political and environmental aspects (Conrado; Nunes-Neto, 2018). The investigation was motivated by the economy of research in the area of Science Education that evaluated how and why epistemic practices are adopted in the classroom and how they can help in the discussion of a SSI in the classroom. The research was carried out in the initial training of Chemistry teachers in the context of the discipline of Chemistry Teaching Methodology in a chemistry teaching degree class in the seventh period of the course. Data collection took place during the development of a didactic sequence with the SSI pedagogical approach, based on Conrado and Nunes-Neto (2018). Data collection took place during twelve classes, lasting one hour and forty minutes each day. The research was guided by the budgets of the qualitative research approach, according to Stake. We limited our gaze to a group of graduates in the class. The construction of the data was carried out through observation, recording of the activities carried out by the licensees, audio and video recording. The emotional speeches that took place in the classroom were transcribed and we performed the data analysis in two stages. In the first stage, we investigated the context of knowledge construction in the classroom, the situation of solving the SSI and selected the teaching sessions. In the second stage, we sought to understand the epistemic practices through the analysis of happy speeches that occurred among the members of the group of graduates in each teaching episode. The analysis indicates that the graduates centralized different epistemic practices during the proposition, communication, evaluation and legitimization of knowledge related to SSI. We noticed the recurrence of the epistemic practice of arguing through prior knowledge and interpretation of the text to propose knowledge during the discussion of the SSI. Through this epistemic practice, licensees recognized new information and supported their positions on SSI. We noticed that the change in the social dynamics of the group of graduates influenced the adoption of epistemic practices. We showed that epistemic criteria play a fundamental role in guiding the use and selection of epistemic practices by graduates. We conclude that the discussion of the SSI through epistemic practices favored the construction of justified knowledge and reflections on the students' actions in relation to the socio-environmental problem. We consider that the methodological choice of the research brought advances in the identification of the interactional, contextual, intertextual and consequential attributes of epistemic practices in the classroom.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/12/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia do conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria do conhecimento-
Título: dc.titleCaracterização das práticas epistêmicas que emergem da discussão de uma questão sociocientífica em um grupo de licenciandos em química.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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