Centro Cultural Hermes de Paula : os impactos do edifício teatral na produção cênica em Montes Claros entre as décadas de 1980 e 1990.

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Autor(es): dc.contributorMaciel, Paulo Marcos Cardoso-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Rejane Meireles Amaral-
Autor(es): dc.contributorMaciel, Paulo Marcos Cardoso-
Autor(es): dc.contributorRocha Junior, Alberto Ferreira da-
Autor(es): dc.contributorBezerra, José Denis de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorBarbosa Junior, Idelino Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:50:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:50:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18962-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025375-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO Objetivo desse estudo foi o de investigar as condições históricas, sociais, culturais e econômicas que tornaram possível o exercício de uma prática teatral mais regular na cidade de Montes Claros – Minas Gerais. Com esse intuito, tomamos como ponto de partida a existência do único edifício teatral na cidade, inaugurado no final da década de 1970. O trabalho aqui apresentado procurou identificar e discutir o impacto da criação desse Centro para o desenvolvimento das artes cênicas no município. Para tanto, fizemos uma imersão na história local, principalmente, no século XX, para chegarmos ao período compreendido entre as décadas de 1980 e 1990; período em que a cidade passou a contar com a existência de um edifício teatral em maio de 1979: o auditório Cândido Canela – que é parte do complexo denominado Centro Cultural Hermes de Paula. Desse modo, partimos desse recorte temporal a fim de ampliarmos a percepção sobre os impactos da criação de edifícios específicos voltados à atividade teatral para o seu desenvolvimento histórico. A ausência de registros mais substanciais e sistematizados nessa área no período em questão nos conduziu à pesquisa documental que foi a estratégia metodológica que determinou os rumos desta pesquisa. Esta pesquisa foi realizada a partir de fontes periódicas que circularam na cidade no período, tais como o periódico A Verdade (1908), a revista Montes Claros em Foco (1950/1970), o Jornal de Montes Claros (1980/1999), e o Diário de Montes Claros (1980/1999). Quando colocados em diálogo com a bibliografia especializada, assim como com a historiografia do teatro brasileiro, a análise desses documentos nos habilita a pensar de que modo a criação do Centro Cultural possibilitou o exercício mais regular das práticas teatrais na cidade.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this study is to investigate the historical, social, cultural and economic conditions that made it possible to develop a more regular theatrical practice in the city of Montes Claros – Minas Gerais. In order to do this, we immersed ourselves in the local history, mainly in the 20th century, to arrive at the period between the 1980s and 1990s; period in which the city began to count on the existence of a theatral building, in May 1979: the Cândido Canela auditorium – that is now a part of the Centro Cultural Hermes de Paula complex. Accordingly, we took this time frame as our standing point in order to expand the perception about the impact of the creation of specific buildings directed to theatrical activity and its historical development. The lack of substantial and systematized records in this area, in relation to the survey period, have conducted us to the documental study that served as a methodological strategy which determined the course of this research. We used periodical sources that circulated in the city during the period, such as: the periodicals A Verdade (1908); the magazine Montes Claros em Foco (1950/1970); the Jornal de Montes Claros (1980/1999); and the Diário de Montes Claros (1980/1999). When placed in dialogue with specialized bibliography, as well as with the historiography of Brazilian theater, the analysis of these documents enables us to think about how the creation of the Centro Cultural made it possible to exercise theatrical practices in the city on a more regular basis.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 09/10/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectMontes Claros-
Palavras-chave: dc.subjectHistória do teatro-
Palavras-chave: dc.subjectMinas Gerais-
Palavras-chave: dc.subjectMemória cultural-
Título: dc.titleCentro Cultural Hermes de Paula : os impactos do edifício teatral na produção cênica em Montes Claros entre as décadas de 1980 e 1990.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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