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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Oliveira, Breynner Ricardo de | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Ana Cristina Prado de | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Jianne Ines Fialho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:50:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:50:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16968 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.14507/epaa.30.7112 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025311 | - |
Descrição: dc.description | O artigo avalia a percepção dos usuários sobre a implementação do Programa de Educação Remota (Reanp) formulado pelo governo do estado de Minas Gerais. Para tanto, foram monitorados e analisados 388 comentários de professores, alunos e responsáveis relativos a 36 postagens na página oficial do Facebook da Secretaria de Estado de Educação, realizadas entre maio e outubro de 2020. Os dados revelam que a implementação do programa e sua complexidade podem contribuir para a intensificação da desigualdade regional e social, além de apontar para a exclusão de significativa parcela dos usuários. Evidenciam-se tensões em relação às tecnologias, recursos e artefatos, assimetrias de acesso que comprometem o trabalho docente e o desempenho discente. A manifestação dos usuários sobre a implementação do Reanp indica que a emergência da política conduziu a ações verticalizadas e improvisadas, aumento nos níveis de discricionariedade, indução de níveis distintos de comprometimento e motivação. | - |
Descrição: dc.description | This paper assesses the users’ perception about the implementation of the Remote Education Program (Reanp) formulated by the government of the state of Minas Gerais. A total of 388 comments from teachers, students and guardians were monitored and analyzed in relation to 36 posts on the official Facebook page of the State Department of Education, published between May and October 2020. The data reveal that the implementation of the program and its complexity can contribute to the intensification of regional and social inequality, in addition to pointing to the exclusion of a significant number of users. Tensions are evident in relation to technologies, resources and artifacts, access asymmetries that compromise teaching work and student performance. The users’ perceptions about the implementation of Reanp indicates that the emergence of the policy led to vertical and improvised actions, increased levels of discretion, inducing different levels of commitment and motivation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Los/as lectores/as pueden copiar, mostrar, distribuir, y adaptar este articulo, siempre y cuando se de crédito y atribución al autor/es y a Archivos Analíticos de Políticas Educativas, los cambios se identifican y la misma licencia se aplica al trabajo derivada. Más detalles de la licencia de Creative Commons se encuentran en https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos não presenciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Políticas educacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID- 19 | - |
Título: dc.title | Avaliação da implementação do programa de educação remota em Minas Gerais em tempos de pandemia : o que dizem os usuários? | - |
Título: dc.title | Evaluation of the implementation of the remote education program in Minas Gerais during the pandemic : what do users say? | - |
Título: dc.title | Evaluación de la implementación del programa de educación remota en Minas Gerais en tiempos de pandemia : qué dicen los usuarios? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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