O Teorema de Euler para poliedros convexos.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorXavier, Sebastião Martins-
Autor(es): dc.contributorCouto, Rodrigo Geraldo do-
Autor(es): dc.contributorXavier, Sebastião Martins-
Autor(es): dc.contributorLima, Lucio Pacorri-
Autor(es): dc.contributorPinto, Thiago Morais-
Autor(es): dc.contributorCouto, Rodrigo Geraldo do-
Autor(es): dc.creatorCezar, Gabriel Gariglio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:50:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:50:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19712-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025303-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionO trabalho apresenta uma proposta para a utilização da relação de Euler para poliedros no ensino médio. Aborda a importância histórica da relação V − A + F = 2, onde V representa o número de vértices, A o número de arestas e F o número de faces de um poliedro convexo. São exploradas várias demonstrações matemáticas do teorema de Euler e sugeridas atividades práticas para alunos, com o objetivo de promover um entendimento mais profundo da geometria e proporcionar uma preparação para a topologia. A proposta inclui a construção de sólidos regulares e a verificação da relação de Euler para esses sólidos e outros um pouco mais complexos.-
Descrição: dc.descriptionThe work presents a proposal for using the Euler relation for polyhedra in high school. It addresses the historical importance of the relationship V − A + F = 2, where V represents the number of vertices, A the number of edges and F the number of faces of a convex polyhedron. Various mathematical demonstrations of Euler’s theorem are explored and practical activities are suggested for students, with the aim of promoting a deeper understanding of geometry and providing preparation for topology. The proposal includes the construction of regular solids and the verification of the Euler relationship for these solids and others that are slightly more complex.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 28/01/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectPoliedros-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectTeorema de Euler-
Título: dc.titleO Teorema de Euler para poliedros convexos.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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