Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Rodrigo Geraldo | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Rodrigo Geraldo | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Bruno Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Leonardo Vieira dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Amaro, Maycon José Jorge | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:50:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:50:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16368 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025275 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Programming languages are popular and diverse, and the convenience of extending or changing the behavior of complex systems is attractive even for the systems with stringent security requirements, which often impose restrictions on the programs. A very common restriction is that the program must terminate, which is very hard to check in general because the Halting Problem is undecidable. In this work, we proposed a technique to unroll recursive programs in functional languages to create terminating versions of them. We prove that our strategy is total and we also formalize term generation and run property- based tests to build confidence that the semantics is preserved through the transformation. This strategy can be used to compile general purpose functional languages to targets such as the eBPF and smart contracts for blockchain networks. | - |
Descrição: dc.description | Linguagens de programação são populares e diversas, e a conveniência de estender o comportamento de sistemas complexos é atrativo mesmo para aqueles com rígidos requisitos de segurança, que frequentemente impõem restrições aos programas. Uma restrição comum é a de que o programa deve terminar, o que é impossível de se verificar no caso geral, devido à indecidibilidade do Problema da Parada. Neste trabalho, é proposta uma técnica para desenrolar funções recursivas em linguagens funcionais para criar versões terminantes delas. É provado que essa estratégia é total e é formalizada a geração ́ de termos aleatórios, que possibilitam a execução de testes baseados em propriedades para construir confiança de que a semântica é preservada na transformação das funções. A técnica proposta pode ser usada para compilar linguagens funcionais de propósito geral para eBPF, contratos inteligentes de redes de blockchain e outros alvos igualmente restritivos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/03/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lambda calculus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Program transformation | - |
Título: dc.title | Compiling general recursive functions into finite depth pattern matching. | - |
Título: dc.title | Compilando funções recursivas em casamento de padrão finito. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: