Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Francine Caetano de Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Freitas, Victor Hugo de | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Bernardo Miloski | - |
Autor(es): dc.creator | Cordeiro, André Henrique de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Werneck, Francisco Zacaron | - |
Autor(es): dc.creator | Nakamura, Fábio Yuzo | - |
Autor(es): dc.creator | Bara Filho, Maurício Gattás | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8482 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0031512516629272 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1177/0031512516629272 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025216 | - |
Descrição: dc.description | The markers of external training load (ETL), distance and intensity, do not take into account the athletes’ psychophysiological stress, i.e., internal training load (ITL). Thus, the aim of this study was to evaluate the relationship between ETL and ITL using the rating of perceived exertion (RPE) and session-RPE in swimmers. Seventeen young swimmers (10 male, 15.8 0.87 yr and 7 female, 15.1 0.46 yr) belonging to one national level youth team took part in this study over 4 wk. The external training load was planned using swimming distance (in meters) at seven different training intensities. Swimmers’ RPE was assessed 30 min after each training session. Session-RPE was calculated by multiplying RPE by session duration (min). The relationship between the variables was analyzed with Pearson correlations and a multiple linear regression was performed to predict the session-RPE as a function of the independent variables (aerobic and anaerobic volume). The swimming distance at different intensities correlated strongly with RPE and very largely with session-RPE (.64, p<.05 and .71, p<.05, respectively). Regression analysis indicated that the aerobic and anaerobic volumes together explained more than 50% of the ITL variability. In conclusion, the swimming distance in each training session was significantly associated with RPE and session-RPE in swimmers. In other words, based on these results, the use of high-volume training at lower intensities affects the RPE and Session-RPE more than the anaerobic volume. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sports training | - |
Título: dc.title | Relationship between training volume and ratings of perceived exertion in swimmers. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: