Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Paulo César | - |
Autor(es): dc.creator | Totti, Emilcy das Graças Guimarães | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Francielle Câmara | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Carlos Alberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15431 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34117/bjdv7n12-366 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025150 | - |
Descrição: dc.description | O ensino da mineração no Brasil se inicia em 1876 com a criação da Escola de Minas de Ouro Preto por Claude-Henri Gorceix. Desde então, várias escolas de nível superior, e mais tarde, de nível técnico foram criadas em diversas regiões do país ao longo dos anos. Somente em 1944, após reforma do sistema educacional, que foi criado o curso técnico de Metalurgia e Mineração em Ouro Preto, funcionando inicialmente no prédio da Escola de Minas até 1964. A partir de 1965, a escola já na nova sede é renomeada para Escola Técnica Federal de Ouro Preto (ETFOP). Atualmente a antiga ETFOP é um campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Este trabalho tem por objetivo apresentar o perfil dos ex-alunos do curso técnico em Mineração do IFMG - Campus Ouro Preto de diferentes épocas, a partir de pesquisa on-line realizada com 85 egressos, fazendo um paralelo entre os desafios atuais da área e as propostas acadêmicas do Instituto Federal. Mesmo com as várias mudanças desde a sua criação, o curso se mantém com uma boa inserção no mercado e a qualidade do ensino ainda é base para um bom desempenho dos ex-alunos nas universidades. | - |
Descrição: dc.description | The teaching of mining in Brazil began in 1876 with the creation of the Ouro Preto Mine School by Claude-Henri Gorceix. Since then, several higher and later technical level schools have been established in various regions of the country over the years. Only in 1944, after reform of the educational system, was created the Technical Course of Metallurgy and Mining in Ouro Preto, initially operating in the building of the School of Mines until 1964. From 1965, the school already in the new headquarters is renamed Federal Technician School of Ouro Preto (ETFOP). Currently the former ETFOP is a campus of the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG). This paper aims to present the profile of the alumni of the IFMG Mining Technical Course - Ouro Preto Campus from different eras, based on an online survey conducted voluntarily with 85 graduates, paralleling the current challenges in the area and the academic proposals to the Federal Institute. Even with the many changes since its inception, the course remains well- established and the quality of teaching is still the basis for the good performance of alumni in universities. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 19 maio 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituto Federal de Minas Gerais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
Título: dc.title | Mineração e sociedade : a influência do curso de mineração do IFMG- OP na vida de seus ex-alunos. | - |
Título: dc.title | Mining and society : the influence of the IFMG-OP mining course on the life of its former students. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: