As marcas das aulas de ciências na memória das alunas de pedagogia.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Sheila Alves de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:49:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:49:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-04-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18776-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.3895/actio.v8n2.16450-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025130-
Descrição: dc.descriptionNeste estudo, buscamos as narrativas como instrumental educativo para a pesquisa. Analisamos as memórias em textos escritos de alunas da Pedagogia. Fundamentadas nessa perspectiva, que toma a linguagem como ferramenta cultural usada para intercambiar experiências, será identificada nas histórias das alunas de pedagogia o que passou e tocou as alunas nas aulas de ciências ao longo de seu percurso como alunas. Não se trata apenas de identificar neste trabalho o que foi lembrado ou esquecido. Mas tentar compreender no fio que conduz e reconduz o discurso o que nos dizem certos elementos das aulas que são lembrados e aqueles outros que foram “esquecidos”. As categorias que serviram à análise das narrativas escritas das estudantes de Pedagogia foram o cronotopo do encontro, da aventura e da metamorfose. As narrativas levam à compreensão de diferentes sentidos das aulas de ciências. As narrativas levam à compreensão dos sentidos que as aulas de ciências vão se configurando para elas para o seu ofício de ensinar e à compreensão de como e porque algumas práticas pedagógicas persistem ao longo do tempo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectAulas de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.titleAs marcas das aulas de ciências na memória das alunas de pedagogia.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.