Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras.

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Autor(es): dc.creatorReis, Ludimila Maria da Silva-
Autor(es): dc.creatorNogueira, Marlice de Oliveira e-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:49:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:49:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-03-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16281-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26512/lc27202137594-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025117-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisou fatores escolares e sociais associados ao desempenho dos alunos na transição do 5o para o 6o ano. Os resultados indicam que são vários os fatores que afetam os alunos na transição escolar, como a entrada na adolescência, a adaptação a uma nova cultura escolar, a mudança da monodocência para a pluridocência, as exigências das disciplinas escolares, a fragmentação dos tempos e espaços, e as relações entre alunos e professores. Embora tais fatores estejam comumente presentes nos percursos de escolarização, eles afetam cada educando com maior ou menor intensidade, não sendo possível inferir um padrão de situação escolar vivenciado.-
Descrição: dc.descriptionEste artículo presenta una investigación bibliográfica que analizó los factores escolares y sociales asociados al desempeño de los estudiantes en la transición del quinto al sexto grado. Los resultados indican que son varios los factores que inciden en los estudiantes en la transición escolar, como el ingreso a la adolescencia, la adaptación a una nueva cultura escolar, el cambio de la monoenseñanza a la pluridocencia, las demandas de las asignaturas escolares, la fragmentación de tiempos y espacios, y las relaciones entre alumnos y profesores. Si bien estos factores suelen estar presentes en las trayectorias escolares, afectan a cada alumno con mayor o menor intensidad y no es posible inferir un patrón de situación escolar vivida.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectTransição escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectDesempenho escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleTransição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras.-
Título: dc.titleTransición a la escuela primaria II : lo que dice la investigación brasileña.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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