
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Reis, Ludimila Maria da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Nogueira, Marlice de Oliveira e | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16281 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26512/lc27202137594 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025117 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisou fatores escolares e sociais associados ao desempenho dos alunos na transição do 5o para o 6o ano. Os resultados indicam que são vários os fatores que afetam os alunos na transição escolar, como a entrada na adolescência, a adaptação a uma nova cultura escolar, a mudança da monodocência para a pluridocência, as exigências das disciplinas escolares, a fragmentação dos tempos e espaços, e as relações entre alunos e professores. Embora tais fatores estejam comumente presentes nos percursos de escolarização, eles afetam cada educando com maior ou menor intensidade, não sendo possível inferir um padrão de situação escolar vivenciado. | - |
| Descrição: dc.description | Este artículo presenta una investigación bibliográfica que analizó los factores escolares y sociales asociados al desempeño de los estudiantes en la transición del quinto al sexto grado. Los resultados indican que son varios los factores que inciden en los estudiantes en la transición escolar, como el ingreso a la adolescencia, la adaptación a una nueva cultura escolar, el cambio de la monoenseñanza a la pluridocencia, las demandas de las asignaturas escolares, la fragmentación de tiempos y espacios, y las relaciones entre alumnos y profesores. Si bien estos factores suelen estar presentes en las trayectorias escolares, afectan a cada alumno con mayor o menor intensidad y no es posible inferir un patrón de situación escolar vivida. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transição escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desempenho escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras. | - |
| Título: dc.title | Transición a la escuela primaria II : lo que dice la investigación brasileña. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: