Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Jardilino, José Rubens Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Regina Magna Bonifácio de | - |
Autor(es): dc.creator | Sampaio, Ana Maria Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12691 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.36556/eol.v14i32.676 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025099 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo tem por objetivo discutir o princípio da autonomia e da capacidade de mobilização social em processos de gestão escolar, mediante dados levantados na pesquisa de abordagem qualitativa, intitulada “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do Pibid”. As análises apresentadas são resultado de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 30 (trinta) professores das redes públicas municipais e estaduais de ensino das cidades de Mariana e Ouro Preto, do estado de Minas Gerais. A conclusão aponta que, somente em um contexto de luta, de pressões e de efetivas mudanças, a escola poderá fortalecer sua autonomia que se instaura como princípio indispensável ao processo de mobilização social, enquanto instrumento de fortalecimento da cidadania e construção de uma gestão escolar democrática. | - |
Descrição: dc.description | This article aims to discuss the principle of autonomy and the capacity of social mobilization in school management processes. We used the collected data in a qualitative research entitled "Teaching Professional Development and Pedagogical Innovation: exploratory study on the contributions of Pibid". The analyze conclusions are the results of semi-structured interviews conducted with 30 (thirty) teachers of the municipal and state public schools in the cities of Mariana and Ouro Preto, State of Minas Gerais. The conclusions point that only in a context of pressure and effective changing, can a school strengthen its autonomy as an essential principle to the process of social mobilization, and an instrument for strengthening citizenship and building democratic school management. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O conteúdo da Revista Educação Online é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos. Fonte: Revista Educação Online <http://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/about/submissions>. Acesso em: 21 ago. 2020. | - |
Título: dc.title | Gestão escolar, autonomia e mobilização social : o olhar dos professores de escolas públicas da Região dos Inconfidentes – MG. | - |
Título: dc.title | School management, autonomy and social mobilization : the view of public school teachers in the Inconfidente Region – MG. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: