
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Franco, Juliana Rocha | - |
| Autor(es): dc.creator | Borges, Priscila Monteiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-03-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9713 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitio/article/view/32645 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.23925/1809-8428.2017v14i1p45-54 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025080 | - |
| Descrição: dc.description | A proposta do presente artigo é explorar o conceito de diagrama e de raciocínio diagramático envolvendo a semiótica em seus três ramos e não somente na gramática especulativa. Deteremo-nos na apreensão do movimento do raciocínio que diagramaticamente se inicia na gramática especulativa, atravessa a lógica crítica e se consolida na metodêutica. Buscaremos aplicar a lógica tricotômica de Peirce para relacionar os modos de raciocínio com os diagramas. Dessa forma, considerando uma possível relação entre o hipoícone e as três classes de signos icônicos nas dez classes de signos e os modos de inferência, sugerimos três subclasses de diagramas que, em termos inferenciais, podem oferecer um sistema de gradação que apresentaria graus de precisão do raciocínio ou capacidade probatória. A proposta é um afastamento da categorização como uma taxonomia para tentar compreender como as classes podem ser utilizadas no processo inferencial. | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this paper is to explore the concept of diagram and diagrammatic reasoning in an extended way, involving the three branches of semiotics, and not only speculative grammar. We will focus on the apprehension of the diagrammatic reasoning movement that begins in the speculative grammar, goes through the critic logic and consolidates in methodeutics. We will try to apply Peirce's trichotomic logic to relate the modes of reasoning to the diagrams. Thus, considering a possible relationship between the hypoicons and the three classes of iconic signs in the ten sign classes and the modes of inference, we suggest three subclasses of diagrams that, in inferential terms, can offer a gradation system that would present degrees of accuracy or probative capacity in reasoning. The proposal is a departure from categorization as a taxonomy to try to understand how classes can be used in the inferential process. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diagrama | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo inferencial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Classes de signo | - |
| Título: dc.title | O conceito de diagrama em Peirce : uma leitura semiótica para além da gramática especulativa. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: