
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Honorato, Noemi da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Soltiyeva, Aiganym | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Wilk | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Saul Emanuel Delabrida | - |
| Autor(es): dc.creator | Hamari, Juho | - |
| Autor(es): dc.creator | Alimanova, Madina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19511 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1186/s40561-024-00309-6 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025069 | - |
| Descrição: dc.description | The education of autistic children presents significant challenges, compelling various educational stakeholders to seek solutions that can enhance teaching and learning experiences for these individuals. Among the most promising strategies are gameful approaches, including gamification, card games, and simulators. Despite recent efforts, understanding the development and application (i.e., the state of the art) of these approaches in the education of autistic children remains a complex task. To address this issue, we conducted a thorough systematic literature review and scientometric analysis to explore the design and implementation of gameful approaches for the education of children with autism. Our findings highlight the predominant use of 2D games designed for personal computers, focusing on natural, home, and urban settings. Additionally, we observed that the studies were primarily qualitative. Based on these results, we proposed a research agenda. We offer a comprehensive overview and a research agenda for the design, use, and assessment of gameful approaches in the education of children with autism. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This article is under a Creative Commons Attribution 4.0 International License, which permits use, sharing, adaptation, distribution and reproduction in any medium or format, as long as you give appropriate credit to the original author(s) and the source, provide a link to the Creative Commons licence, and indicate if changes were made. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Special needs education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Early years education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gameful approaches | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching/learning strategies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Systematic review | - |
| Título: dc.title | Gameful strategies in the education of autistic children : a systematic literature review, scientometric analysis, and future research roadmap. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: