Mapeamento de pesquisas brasileiras que investigam a utilização da Metodologia Ativa Trabalho em Grupo abordando conceitos matemáticos.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorFrade, Iara Maria Soares de Assis-
Autor(es): dc.creatorTinti, Douglas da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:49:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:49:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19472-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.30612/tangram.v7i2.17623-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025058-
Descrição: dc.descriptionApresenta-se um mapeamento de pesquisas brasileiras que investigam a utilização da Metodologia Ativa Trabalho em Grupo na Educação Matemática. O mapeamento foi realizado a partir do levantamento de dissertações e tese que abordaram o assunto. Para sintetizar e analisar estudos existentes sobre o tema, foram aplicados critérios de inclusão e exclusão para selecionar os estudos relevantes, como a presença de palavras-chave específicas e o foco na educação matemática com a utilização da metodologia ativa "Trabalho em Grupo". Após a seleção dos estudos, foram realizadas leituras e análises detalhadas dos artigos selecionados, identificando objetivos, metodologias, resultados e conclusões das pesquisas. A análise permitiu evidenciar que, embora as pesquisas abordem o trabalho em grupo, nelas não se indica como, de fato, ele pode ser desenvolvido no contexto escolar. Além disso, evidenciou-se que, muitas vezes, os termos “aprendizagem cooperativa”, “aprendizagem baseadas em equipes” e “trabalho em grupo” são utilizados como sinônimos, mas, na verdade, não o são.-
Descrição: dc.descriptionA mapping of Brazilian researches that investigate the use of the Active Group Work Methodology in Mathematics Education is presented. The mapping was carried out from the survey of dissertations and thesis that addressed the subject. In order to synthesize and analyze existing studies on the subject, inclusion and exclusion criteria were applied to select relevant studies, such as the presence of specific keywords and the focus on mathematics education using the active methodology "Group Work". After selecting the studies, detailed readings and analyzes of the selected articles were carried out, identifying research objectives, methodologies, results and conclusions. The analysis showed that, although the research addresses group work, they do not indicate how, in fact, it can be developed in the school context. In addition, it was evidenced that, many times, the terms “cooperative learning”, “team- based learning” and “group work” are used as synonyms, but, in fact, they are not.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob a Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho em grupo-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia ativa-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Título: dc.titleMapeamento de pesquisas brasileiras que investigam a utilização da Metodologia Ativa Trabalho em Grupo abordando conceitos matemáticos.-
Título: dc.titleMapping of Brazilian researches that investigate the use of the Active Group Work Methodology to approach mathematical concepts.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.