Alunos disléxicos na aula de Língua Portuguesa : um estudo sobre desafios e possibilidades de atuação docente.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPinto, Maria Luiza Mota Lagares-
Autor(es): dc.creatorBrasileiro, Ada Magaly Matias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:49:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:49:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19364-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6864-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025057-
Descrição: dc.descriptionEste estudo insere-se nas áreas de Linguística e Psicologia Educacional e tem como pano de fundo a necessidade de formação docente para o trabalho com a diversidade e com a inclusão. O objetivo foi verificar os principais desafios e possibilidades do professor ao mediar os processos de ensino e aprendizagem de alunos disléxicos na aula de Língua Portuguesa. Para isso, foi realizada uma pesquisa de revisão empírica, em periódicos nacionais de Linguística, Qualis A1 e A2, com publicações de 2012 a 2021. Foi possível verificar que as intervenções envolvem desde utilização de recursos estratégicos físicos e tecnológicos, até estratégias pedagógicas, em especial, o atendimento individualizado e direcionado para as dificuldades do aluno. Verificou-se também a escassez de artigos sobre dislexia na sala de aula, o que pode sinalizar para certo apagamento dos fenômenos que envolvem os indivíduos disléxicos no processo educacional brasileiro.-
Descrição: dc.descriptionThis study is part of the areas of Linguistics and Educational Psychology and has as a background the need for teacher training to work with diversity and inclusion. The objective was to verify the main challenges and possibilities for the teacher when mediating the teaching and learning processes of dyslexic students in the Portuguese language class. For this, an empirical review research was carried out in national journals of Linguistics, Qualis A1 and A2, with publications from 2012 to 2021. It was possible to verify that the interventions involve from the use of physical and technological strategic resources, to pedagogical strategies, in particular, the individualized service and directed to the student's difficulties. There was also a paucity of articles on dyslexia in the classroom, which may signal a certain erasure of the phenomena that involve dyslexic individuals in the Brazilian educational process.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsOs direitos de licenciamento utilizados pela revista Educação em Foco é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectAula de Português-
Palavras-chave: dc.subjectDislexia-
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação docente-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão educacional-
Título: dc.titleAlunos disléxicos na aula de Língua Portuguesa : um estudo sobre desafios e possibilidades de atuação docente.-
Título: dc.titleDyslexic students in the Portuguese Language class : a study on challenges and possibilities for teaching practice.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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