Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Nunes, Adelina Malvina Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Áquila Bruno | - |
Autor(es): dc.creator | Sacramento, Cristina Carla | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16223 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025051 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta um relato de experiência do projeto “EntrEncontros: roda de acolhimento em saúde men- tal” (PRACE/UFOP), que, ao longo de 2020, buscou oferecer acolhimento a universitárias/os/es do último ano de curso na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), autodeclarados/as/es negras/os/es e/ou LGBTQIA+. Por meio de uma abordagem psicossocial, foram realizados quatro encontros cujos temas enfatizaram o cuidado e a saúde mental no es- paço universitário, além da ampliação do diálogo com a comunidade acadêmica e externa, por meio de seminários e da criação de uma rede social. Essas ações permitiram perceber: a importância da construção de espaços de cuidado e/ou au- tocuidado que favoreçam a participação da população negra e/ou LGBTQIA+; a relevância dos marcadores raça, gênero, orientação sexual e outros para a saúde mental e a urgência de se pensar as ações afirmativas em articulação com a co- munidade interna e externa à universidade; e a importância de espaços de atenção à saúde mental para estudantes ne- gras/os/es e/ou LGBTQIA+, na comunidade universitária, de forma a tencioná-la como um processo biopsicossocial. | - |
Descrição: dc.description | This paper presents an experience report on the project “EntrEncontros: reception wheel in mental health” (PRACE/UFOP), which, throughout 2020, sought to offer reception to university students in the last year of the course at the Federal University of Ouro Preto (UFOP), self-declared black and/or LGBTQIA+. Through a psychosocial ap- proach, occurred four meetings whose themes emphasized care and mental health in the university space, in addition to expanding the dialogue with the academic and external community, through seminars and the creation of a social net- work. These actions allowed us to perceive: the importance of building care and/or self-care spaces that favor the parti- cipation of the black and/or LGBTQIA+ population; the relevance of race, gender, sexual orientation and other markers for mental health and the urgency of thinking about affirmative actions in conjunction with the community inside and outside the university; and the importance of mental health care spaces for black and/or LGBTQIA+ students in the university community, in order to intend it as a biopsychosocial process. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ações afirmativas | - |
Título: dc.title | Universidade e saúde mental : oferta de cuidado psicossocial a estudantes universitárias/os/es negras/os/es e/ou LGBTQIA+ no período de pandemia da COVID-19. | - |
Título: dc.title | University and mental health : the offering of psychosocial careto Black and/or LGBTQIA+ university students in the covid-19 pandemic. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: