Jogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Geraldo César Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorMartins, Eder Marinho-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Geraldo César Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Vitor Luiz de-
Autor(es): dc.contributorReis, Frederico da Silva-
Autor(es): dc.contributorMartins, Eder Marinho-
Autor(es): dc.creatorRodrigues Neto, Inorazal Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:49:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:49:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18339-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025025-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como finalidade apresentar o jogo Estratégia Financeira, desenvolvido pelo autor, como uma possível atividade prática que expressa uma simulação de investimentos financeiros de maneira simplificada, contemplando as premissas da educação financeira. O referencial teórico-bibliográfico foi constituído por diversas produções científicas e documentos oficiais relacionados à educação financeira, investimentos financeiros e à aplicação desses conceitos na educação básica. A metodologia de pesquisa foi, basicamente, qualitativa e contemplou a realização de uma pesquisa de campo com os alunos do Ensino Médio do Colégio Expoente, com o objetivo de compreender, na perspectiva dos estudantes, a relevância da educação financeira em suas vidas e suas opiniões sobre a inserção da educação financeira nas escolas. O desenvolvimento das atividades foi alicerçado na perspectiva da Educação Financeira Escolar, conforme abordada por Silva e Powell (2013), à luz das orientações da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) (2011) e das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018). Os dados examinados sugerem que o desenvolvimento dessas atividades provocou debates sobre conceitos e aspectos financeiros, promovendo, assim, a educação financeira dos estudantes. Reforçando a importância da Educação Financeira Escolar, espera-se que este trabalho e seus resultados possam servir de estímulo e auxílio para outros professores interessados em abordar temas de educação financeira e investimentos na educação básica.-
Descrição: dc.descriptionThis paper dissertation presents the game Financial Strategy, developed by the author, as a potential practical activity that simulates financial investments in a simplified manner, encompassing the premises of financial education. The theoretical and bibliographic framework includes various scientific texts and official documents related to financial education, financial investments, and the application of these concepts in basic education. The research methodology was qualitative, involving a group of high school students from Expoente School to understand, from the students' perspective, the relevance of financial education in their lives and their opinions on the incorporation of financial education in schools. The development of activities was basen on in the perspective of School Financial Education, as discussed by Silva and Powell (2013), the guidelines of the National Strategy for Financial Education (ENEF) (2011) and the National Common Curricular Base (BNCC) (2018). Datas suggest that the development of these activities brought rich discussions on financial concepts and aspects, promoting students' financial education. Reiterating the importance of School Financial Education, it is hoped that this work and its results can inspire educators interested in discuss and teach financial education and investments in basic education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática- estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira-
Palavras-chave: dc.subjectJogos no ensino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes do ensino médio-
Título: dc.titleJogo Estratégia Financeira como ferramenta para introdução da educação financeira na educação básica : uma atividade com alunos do ensino médio.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.