Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Andrade, Rebeca Cássia | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
Autor(es): dc.creator | Coutinho, Francisco Ângelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8427 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1025018 | - |
Descrição: dc.description | Esse ensaio objetiva contribuir com possibilidades de ensino de biologia que favoreçam a análise crítica e autonomia dos estudantes no uso das diferentes formas de conhecimento sobre as relações inseto-humano. Acredita-se que estudos etnográficos que utilizam conhecimentos da ciência biológica ocidental como referência acabam por fortalecer concepções etnocêntricas e desvalorizações dos conhecimentos populares. As reflexões teóricas apresentadas nos permitem considerar que compreender as diferenças, sem a exposição de juízos de valor ou legitimidades, favorece a expansão do universo de conhecimentos que age de forma direta na necessidade dos povos do campo de relacionar os conhecimentos construídos nas práticas cotidianas com os conhecimentos científicos veiculados nos espaços escolares. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados na Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Virus Reviews & Research <http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 jan. 2020. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etnoentomologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Antropologia simétrica | - |
Título: dc.title | Etnoentomologia em uma leitura ator-rede : implicações para o ensino de biologia junto a povos do campo. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: