Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Castro, Paulo de Tarso Amorim | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Úrsula Ruchkys de | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Suzana Fernandes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10186 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.ige.unicamp.br/terrae/V14/PDFv14/TE70-4.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024996 | - |
Descrição: dc.description | The Brazilian Curricular Parameters for basic education emphasize the importance of differentiated approaches in the teaching and learning process for disciplines such as science and geography. Among these approaches, the field works emphasize the importance for providing the opportunity for learning through the direct observation of nature. In this paper, we present the great educational potential of some selected sites that integrate the Geological Heritage of the Quadrilátero Ferrífero Geopark for the realization of fieldwork for basic school level considering the disciplines of science and geography. In the case of science teaching, the geosites analyzed from the Quadrilátero Ferrífero Geopark encompasses the demands of the both thematic axes: earth and universe, and life and environment. For geography, lithosphere and tectonic movements, relief forms and environmental preservation. It is believed that the realization of fieldwork in the Quadrilátero Ferrífero Geopark for the teaching of science and geography can contribute to improve the teaching and learning process in a playful way as well as contribute to the diffusion of knowledge and valorization of geological heritage. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Basic education, | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fieldwork | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geopark | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sciences | - |
Título: dc.title | O patrimônio geológico e o potencial educativo do Geopark Quadrilátero Ferrífero para o ensino de ciências e geografia. | - |
Título: dc.title | The geological heritage and educational potential of Geopark Quadrilátero Ferrífero for teaching of sciences and geography. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: