As diferentes linguagens no processo de alfabetização : o que dizem as professoras.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Janaina Oliveira-
Autor(es): dc.creatorFranco, Marco Antônio Melo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:49:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:49:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19558-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i34.682-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024973-
Descrição: dc.descriptionO estudo analisa as percepções de professoras alfabetizadoras sobre a presença e a relevância das diferentes linguagens no processo de alfabetização de crianças. Trata-se de um recorte de uma dissertação de mestrado¹ vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação (NEPPAI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O aporte teórico que embasa o estudo fundamenta-se em autores como: Soares (2008; 2015), Geraldi (1984;1999), Malaguzzi, (2016), Matos e Jardilino (2016), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a entrevista semiestruturada e a observação como instrumentos para coleta de dados. Foram entrevistadas duas professoras alfabetizadoras do município de Itabirito/MG. A investigação evidencia que embora as docentes compreendam a importância do trabalho com os diferentes linguagens, a introdução delas no cotidiano da sala de aula se configura como um desafio a ser vencido.-
Descrição: dc.descriptionThe study analyzes the perceptions of literacy teachers about the presence and relevance of different languages in the children’s literacy process. This is an excerpt from a master’s thesis¹ linked to the Center for Studies and Research on Practices in Literacy and Inclusion in Education (NEPPAI) at the Federal University of Ouro Preto (UFOP). The theoretical support that underpins the study is based on authors such as: Soares (2008; 2015), Geraldi (1984; 1999), Malaguzzi, (2016), Matos and Jardilino (2016), among others. This is a qualitative research that uses semi-structured interviews and observation as instruments for data collection. Two literacy teachers from the city of Itabirito/MG were interviewed. The investigation shows that although teachers understand the importance of working with different languages, their introduction into everyday classroom life is a challenge to be overcome.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagens-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização.-
Palavras-chave: dc.subjectPercepções-
Título: dc.titleAs diferentes linguagens no processo de alfabetização : o que dizem as professoras.-
Título: dc.titleThe different languages in the literacy process : what do teachers say?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.