Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Galery, Maria Clara Versiani | - |
Autor(es): dc.contributor | Perpétua, Elzira Divina | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Natália Fontes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Galery, Maria Clara Versiani | - |
Autor(es): dc.creator | Andrade, Raquel de Matos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10499 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024965 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Let me in! (“Deixe-me entrar!”) é o grito de Cathy, fantasma que vaga solitária pela charneca, e que quer entrar em Wuthering Heights. Porém, é também o grito do outsider que gostaria de ser incluído; da mulher que quer ser parte da sociedade, tendo escolhas e oportunidades; da mulher que quer acesso à educação, aos livros, à escrita, ao poder de olhar (e não apenas ser olhada); da mulher que quer usar a sua voz, sem precisar de um pseudônimo masculino ou de um narrador intermediário que controle o fluxo e o tempo de sua fala. Muito mais do que uma história de amor, Wuthering Heights parece ser uma narrativa de busca por inclusão, por identidade e por autonomia. Neste trabalho, busco encontrar no romance de Emily Brontë e em três de suas adaptações fílmicas (1939, 1992 e 2011) elementos que corroborem a ideia de que tanto a autora quanto os diretores mostram, por meio de suas obras, elementos das sociedades que lhes são contemporâneas. Para isto, recorro à Aleida Assmann e Halbwachs, entre outros teóricos, e busco elementos feministas e pós-coloniais no romance e nos filmes, para compreender como a arte traz em si aspectos das sociedades nas quais está inserida. O outsider visto em Heathcliff e o filme de Andrea Arnold (2011) parecem dialogar com estudos pós-coloniais, considerando o personagem de Brontë como um possível imigrante. O casamento de Cathy, no qual ela encontra sua decadência física e emocional, a relação das mulheres com a linguagem e o olhar, são aspectos que estão presentes no romance e nas adaptações e parecem mostrar essa busca por aceitação, autonomia e inclusão. | - |
Descrição: dc.description | Let me in!” is Cathy’s cry, a ghost that wanders alone through the moors and wants to enter Wuthering Heights. However, it is also (and perhaps that explains the reason why the book was so polemical) the cry of the outsider, who would like to be included. A cry of the woman who wants to be a part of the society and does not want to annul herself in order to survive, but instead would like to have choices and opportunities. It is a cry of the woman who wants to have access to education, books, writing, and the power to look (and not only be looked at). It is the cry of the woman who wants to be able to use her voice, without needing a male pseudonym or an intermediary narrator to control the flow and time of her speech. A lot more than a love story, Wuthering Heights seems to be a search for inclusion, identity and autonomy. On this work, I try to find on Emily Brontë’s novel and three of its filmic adaptations (1939, 1992 e 2011) elements to confirm the idea that the author as well as the directors show, through their work, elements of the societies which they were/ are part of. In order to do so, I turn to Aleida Assmann and Halbwachs, among other experts, and I look for feminist and post colonial elements on the novel and the films, to understand how art brings in itself aspects of the societies is it part of. The outsider seen in Heathcliff and Andrea Arnold’s film (2011) seem to dialogue with post colonial studies, considering Brontë’s character as a possible immigrant. Cathy’s wedding, in which she finds her physical and emotional decadence, the relation of women, language and look, are aspects present on the novel and the adaptations and seem to show this search for acceptance, autonomy and inclusion. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/10/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emily Brontë - 1818-1848 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-colonialismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Título: dc.title | “Let me in!” : narrativa, identidade e olhar em Wuthering Heights. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: