
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13523 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37235/ae.n40.5 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024962 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo analisa algumas noções de performatividade traçando um breve panorama acerca do surgimento da arte da performance negra nos Estados Unidos a partir dos anos 70, problematizando as experiências estéticas e autobiográficas, visando mostrar certos experimentos que contribuíram para a consolidação de novos pensamentos acerca de parte da identidade negra na contemporaneidade. Evidentemente, este trabalho não busca traçar resultados conclusivos, mas sim, ampliar possíveis discussões sobre o objeto de pesquisa. | - |
| Descrição: dc.description | This article analyzes the notions of performativity by giving a brief overview of the emergence of black artistic performance in the United States from the 1970s on, problematizing the autobiographical aesthetic experiences in order to show certain experiments that contributed to the consolidation of new thoughts about black identity in contemporary times. Of course, this work does not seek to draw conclusive results, but rather to broaden possible discussions about the research object. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Arte & Ensaios permite a redistribuição, não comercial, desde que a obra original não seja modificada e que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY-NC-ND). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2669> . Acesso em: 23 maio 2021. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visibility | - |
| Título: dc.title | Identidade e resistência : um olhar acerca da genealogia da arte da performance negra. | - |
| Título: dc.title | Identity and resistance : a look at the genealogy of black the art of performance. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: