Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Alves, Kerley dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14400 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024959 | - |
Descrição: dc.description | Esta comunicação reflete a articulação do binômio turismo-educação, o papel da educação no turismo e vice-versa, sob o enfoque social, apresenta breve relato sobre o projeto “Valorização e capacitação técnica de jovens e mulheres para o turismo” e da importância para a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foi realizada pesquisa bibliográfica e análise dos relatos de experiências no projeto. Os arcabouços da pedagogia social possibilitaram a construção de diálogos interativos entre os saberes sobre e para a comunidade participante; um modelo metodológico de intervenção em educação social, com aprendizagens não formais para um turismo humanizado. Os resultados apontam a importância da Pedagogia Social na educação não escolar como instrumento de inclusão, socialização, lazer e fortalecimento do sentimento de pertença da comunidade. Apresenta-se uma nova concepção de turismo que amplia o espaço do consumo turístico em espaço de educação intra e extraclasse na valorização da cultura local. | - |
Descrição: dc.description | This communication reflects the articulation of the binomial tourism-education, the role of education in tourism and its role in education, from a social perspective, presents a brief report on the project “Valorization and technical training of young people and women for tourism” and the importance for the inclusion of people in situations of social vulnerability. Bibliographic research and analysis of the reports of experiences in the project were carried out. The frameworks of social pedagogy enabled the construction of interactive dialogues between knowledge about and for the participating community; a methodological model of intervention in social education, with non formal learning for humanized tourism. The results show the importance of Social Pedagogy in non-school education as an instrument of inclusion, socialization, leisure and strengthening the feeling of belonging to the community. A new concept of tourism is presented that expands the space of tourist consumption in a space of intra and extra class education in the valorization of local culture. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista Humanidades & Inovação permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1187>. Acesso em: 23 ago. 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Turismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Non-formal education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Community | - |
Título: dc.title | A atividade turística sob o enfoque da pedagogia social. | - |
Título: dc.title | Tourist activity under the focus of social pedagogy. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: