Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Werneck, Francisco Zacaron | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Luciano | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Emerson Filipino | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Jorge Roberto Perrout de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19617 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5902/1984686X85079 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024940 | - |
Descrição: dc.description | O talento esportivo é uma manifestação de altas habilidades e deve ser identificado para ser promovido. O objetivo deste estudo foi criar um índice de avaliação do potencial esportivo de escolares. 1064 estudantes de ambos os sexos de 13 a 17 anos de um colégio militar realizaram uma bateria de testes multidimensional. Os professores avaliaram os seus alunos quanto aos aspectos intangíveis e a expectativa de sucesso esportivo no futuro. O Índice de Potencial Esportivo foi composto pelo somatório dos valores percentis dos seguintes indicadores: força, velocidade, resistência aeróbica, competência percebida, aspectos intangíveis e potencial avaliado pelo professor, com variação de 0 a 100. 11,2% dos meninos (n=70) e 9,4% das meninas (n=40) foram identificados como talentos esportivos (Índice>75). A consistência interna do índice (r>0,70) e a estabilidade do diagnóstico 12 e 24 meses após a primeira avaliação (ICC>0,75) foram elevadas. Os escolares selecionados para os Jogos da Amizade (validade de construto) e aqueles que conquistaram medalhas (validade de critério) apresentaram maior Índice de Potencial Esportivo quando comparados aos não selecionados e não medalhistas. Diante dos resultados, concluiu-se que o Índice de Potencial Esportivo é válido e fidedigno para a estimativa do potencial esportivo de escolares de 13 a 17 anos de ambos os sexos, constituindo uma ferramenta científica inovadora, útil e de fácil aplicação na prática para a identificação de talentos esportivos na escola. | - |
Descrição: dc.description | Sporting talent is a manifestation of high abilities and must be identified to be promoted. The objective of this study was to create an evaluation index of the sporting potential of schoolchildren. 1064 students of both sexes aged 13 to 17 years, from a military school, performed a battery of multidimensional tests. Teachers evaluated their students regarding intangible aspects and the expectation of sporting success in the future. The Sports Potential Index was composed by the sum of the percentile values of the following indicators: strength, speed, aerobic resistance, perceived competence, intangible aspects, and potential evaluated by the teacher, with a range from 0 to 100. 11.2% of the boys (n=70) and 9.4% of the girls (n=40) were identified as sporting talents (Index>75). The index's internal consistency (r>0.70) and diagnostic stability 12 and 24 months after the first assessment (ICC>0.75) were high. Students selected for the Friendship Games (construct validity) and those who won medals (criterion validity) had a higher Sports Potential Index when compared to non-selected students and non-medalists. In view of the results, it was concluded that the Sporting Potential Index is valid and reliable for estimating the sporting potential of schoolchildren between 13 and 17 years old of both sexes, constituting an innovative, useful and easily applied scientific tool in practice for the identification of sports talents at school. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This work is under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Talento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Superdotação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolares | - |
Título: dc.title | Índice de potencial esportivo : uma abordagem científica para detecção de talentos na escola. | - |
Título: dc.title | Sports potential index : a scientific approach to talent detection at school. | - |
Título: dc.title | Índice de potencial deportivo : una aproximación científica a la detección de talentos en la escuela. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: