Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Deodato, André Augusto | - |
Autor(es): dc.creator | Faria, Juliana Batista | - |
Autor(es): dc.creator | Amâncio, Roselene Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17133 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.37001/ripem.v13i1.3211 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024923 | - |
Descrição: dc.description | Curricular documents encourage the use of manipulative materials, revealing an expectation that they will contribute to the improvement of the teaching of Mathematics in basic education. In this article, we intend to analyze some productions of twelve by 6th grade students who used in the second semester of 2018 manipulative materials to solve two problems. Based on a Historical-Cultural perspective of learning, we seek to understand the potential of manipulative materials beyond planning, focusing on how learners appropriate these objects. Grounded in the assumptions of qualitative research, we analyzed students’ resolution strategies based on the reports of classes produced by undergraduate Mathematics students who were collaborators in the research. As the main results, we highlight that the appropriation of the manipulative material by the students led the resolution process and to the understanding of the possibility of replacing the manipulative material with a design. Thus, we infer that the use of such materials in addition to motivating is justified when they mediate problem solving. | - |
Descrição: dc.description | Los documentos curriculares fomentan el uso de materiales manipulativos con la expectativa de que contribuyan a mejorar la enseñanza de las Matemáticas en la educación básica. En este artículo pretendemos analizar algunas producciones de doce alumnos del 6o grado de la educación primaria que utilizaron, en el segundo semestre de 2018, materiales manipulativos para resolver dos problemas. Desde una perspectiva Histórico-Cultural, buscamos comprender el potencial de los materiales manipulativos centrándonos en las apropiaciones que los aprendices hicieron de estos objetos. Anclados en los supuestos de la investigación cualitativa, analizamos las estrategias de resolución de los estudiantes con base en los informes de clase producidos por los estudiantes universitarios que participan en el proyecto de investigación. Como resultado, destacamos que la apropiación de material manipulativo llevó a los estudiantes a utilizarlo como un artefacto de mediación y a desarrollar nuevas comprensiones sobre la función del dibujo. Así, inferimos que el uso de dichos materiales, además de motivar, se justifica cuando median la resolución de problemas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Título: dc.title | Manipulative materials as mediation artifacts in problem solving. | - |
Título: dc.title | Materiais manipuláveis como artefatos de mediação na resolução de problemas. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: