
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Caríssimo, João Marcelo Niquini | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Everton Honorato Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, Renato Lopes | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Renato Melo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17507 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34117/bjdv8n10-305 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024901 | - |
| Descrição: dc.description | O treinador tem diversas funções dentro de um clube que abrange o planejamento dos treinos até a gestão de pessoas, sendo de suma importância para o alcance do sucesso de um clube, enfrentando várias pressões neste ambiente, o que exige diferentes competências dentro e fora de campo. No futebol brasileiro, o treinador convive com uma cultura imediatista, que aumenta ainda mais a necessidade de constante capacitação. O objetivo é analisar e identificar fatores relacionados aos conhecimentos profissionais, interpessoais e intrapessoais de treinadores de categorias de base do futebol brasileiro. Participaram do estudo seis treinadores de categoria de base do futebol nacional masculino que responderam a um roteiro de entrevista semiestruturada, além de um teste de empatia. Os resultados indicam que o conhecimento profissional capacita os treinadores a aplicar a sua metodologia e ideias de jogo, enquanto o conhecimento interpessoal os auxilia na manutenção no clube e uma relação saudável com os envolvidos e, por fim, o conhecimento intrapessoal se torna necessário para avaliar o trabalho desenvolvido, além de se realizar uma autocritica e, consequentemente, melhorar o trabalho desenvolvido. Conclui-se que os três tipos de conhecimentos são imprescindíveis para o alcance do sucesso, conectando a teoria à prática, os tornando mais aptos a suportar as pressões da profissão e se manter no cargo. | - |
| Descrição: dc.description | The coach has several functions within a club, ranging from training planning to managing people, being of paramount importance for the achievement of a club's success, facing different pressures in this environment, which requires different skills and knowledge within and off the field. In Brazilian football, the coach lives with an immediate culture, which further increases the need for constant learning The objective is to analyze and identify the professional, interpersonal and intrapersonal knowledge factors related to Brazilian football youth team coaches. Six youth national football coaches participated in the study, who responded to a semi-structured interview script, in addition to an empathy test. The results indicate that professional knowledge allows coaches to apply their methodology and game ideas, while interpersonal knowledge helps them to stay in the club and maintain a healthy relationship with those involved and, finally, intrapersonal knowledge becomes necessary to evaluate the work developed, in addition to carrying out a self-criticism and, consequently, the improvement of the work developed. It is concluded that the three types of knowledge are essential for achieving success, connecting theory to practice, making them better able to withstand the pressures of the profession and remain in office. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 19 maio 2022. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rotatividade | - |
| Título: dc.title | Os tipos de conhecimento e o perfil de treinadores das categorias de base do futebol brasileiro. | - |
| Título: dc.title | Types of knowledge and profile of Brazilian football categories coaches. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: