Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Assis, Elenclis Lucinda de Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Gemírson de Paula dos | - |
Autor(es): dc.creator | Nogeira, Francielle Câmara | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Carlos Alberto | - |
Autor(es): dc.creator | Amaral, Rener Rodrigues do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15433 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.24941/ijcr.42877.01.2022 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024893 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho aborda a relevância do ensino lúdico como forma de ensino aprendizagem, tendo como base o ensino não-formal, essas formas de aprendizagem viabilizam novos métodos de ensinamento, que contribui diretamente para construção de uma educação mais qualificada e emancipatória, colaborando com o ensino formal. Durante o ano de 2019 mais de 100 alunos frequentaram o centro cultural do bairro Piedade com o intuito de desenvolver alguma atividade, sendo 40 destes com atividades de reforço escolar, 26 participaram das oficinas promovida pelo Festival de Inverno. Com isso, ressaltamos a importância do brincar, como forma de ensino para jovens e crianças que frequentam o Centro Cultural, pois, por mei o aluno desenvolva habilidades como concentração, motivação, coordenação motora, além de facilitar o entendimento do conteúdo das disciplinas formais. Através do lúdico o aluno expande sua imaginação, aumenta sua criatividade e seu interesse em participar das atividades escolares, contribuindo de forma gradativa para sua autonomia. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License which permits unrestricted use distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino não - formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincar | - |
Título: dc.title | A importância do ensino lúdico para jovens e crianças que frequentam o Centro Cultural do Bairro Piedade. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: