
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Dutra, Érika Dagnoni Ruggiero | - |
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17146 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_2_article_4_dutra_orey_rosa-final.pdf | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024846 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo apresenta um recorte dos resultados obtidos na condução da pesquisa de Mestrado Profissional em Educação Matemática, da Universidade Federal de Ouro Preto, que foi realizada com 35 alunos do segundo ano do Ensino Médio, de uma escola particular, em Manhuaçu, na Zona da Mata Mineira. Um dos principais objetivos dessa pesquisa qualitativa estava relacionado com o desenvolvimento de uma ação pedagógica para a Etnomodelagem no contexto da cultura cafeeira. Assim, os jargões utilizados na produção cafeeira pelos membros desse grupo cultural foram empregados como instrumentos de coleta de dados. Esses jargões estão relacionados com o desenvolvimento das ideias e procedimentos matemáticos praticados pelos membros da cultura cafeeira. Os dados dessa pesquisa foram analisados e os resultados foram interpretados por meio do design metodológico adaptado da Teoria Fundamentada nos Dados com a identificação dos códigos preliminares e das categorias conceituais. Assim, os resultados obtidos mostram que a Etnomodelagem proporcionou o desenvolvimento de um olhar crítico dos alunos para o próprio contexto local por meio de uma ação pedagógica que possibilitou a reflexão crítica sobre uma experiência educacional multicultural e interdisciplinar. | - |
| Descrição: dc.description | This article presents an excerpt of the results obtained in conducting the research for a Professional Master's Degree in Mathematics Education, at the Federal University of Ouro Preto, which was carried out with 35 students from the second year of high school, from a private school, in Manhuaçu, in Zona da Mata Mineira. One of the main objectives of this qualitative research was related to the development of a pedagogical action for Ethnomodelling in the context of the coffee culture. Thus, jargons used in the coffee production by the members of this cultural group were used as data collection instruments. These jargons are related to the development of mathematical ideas and procedures practiced by members of the coffee culture. Data from this research were analyzed and the results were interpreted through the methodological design adapted from Grounded Theory with the identification of preliminary codes and conceptual categories. Thus, the results obtained show that Ethnomodelling provided the students with a critical look at their own local context through a pedagogical action that enabled critical reflection on a multicultural and interdisciplinary educational experience. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
| Título: dc.title | Utilizando os jargões da cultura cafeeira como uma ação pedagógica para a etnomodelagem. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: