Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Michele Hidemi Ueno | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Michele Hidemi Ueno | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Vanessa Largo | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Thais Oliveira Toledo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:49:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:49:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18456 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1024832 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho trata de um recorte do conjunto total de dados, que compõem uma sequência didática elaborada, aplicada e analisada em uma sala do 1o ano do Ensino Médio de uma escola estadual, de uma cidade localizada no interior de Minas Gerais. O objetivo geral foi propor atividades diversificadas, voltadas para a participação efetiva do aluno no processo de construção do conhecimento, de forma a atraí-lo para o tema controverso “evolução”, contribuindo, por sua vez, para o processo de alfabetização científica. A metodologia utilizada apresentou uma abordagem de caráter qualitativo e os dados foram coletados e analisados a partir do registro em diário de campo, observação dos participantes, análise dos registros e da participação dos alunos nas atividades propostas pela sequência didática. A análise dos dados foi feita utilizando-se a Análise de Conteúdo e estes mostraram que apesar de os alunos permanecerem enraizados na religião estão abertos para a construção de novos conhecimentos acerca da evolução. | - |
Descrição: dc.description | The present work deals with an excerpt from the total set of data, which makes up a didactic sequence created, applied and analyzed in a 1st year high school classroom at a state school, in a city located in the interior of Minas Gerais. The general objective was to propose diverse activities, aimed at the student's effective participation in the process of knowledge construction, in order to attract them to the controversial topic: Evolution, contributing, in turn, to the process of scientific literacy. The methodology used presented a qualitative approach and data was collected and analyzed based on field diary records, observation of participants, analysis of records and student participation in the activities proposed by the didactic sequence. Data analysis was carried out using Content Analysis and showed that although students remain rooted in religion, they are open to building new knowledge about Evolution. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/03/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evolução | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vida - origem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de conteúdo | - |
Título: dc.title | Origem da vida e evolução : contribuição para a alfabetização científica de estudantes do primeiro ano do ensino médio, utilizando uma sequência didática. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: